Cotidiano

Previdência: regime único pode entrar pacote que vai ao Congresso neste ano

2016 924560184-201607201247256745.jpg_20160720.jpgBRASÍLIA – Mesmo em forma ?muito embrionária?, segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a proposta para um regime único na reforma da Previdência pode ser incluída na reforma que será enviada ao Congresso ainda neste ano. O pedido foi feito pelo presidente interino Michel Temer.

? Ele (Michel Temer) pediu: façam um estudo para ver se não é possível neste momento, mesmo que a gente tenha uma transição longa, nós caminharmos para um regime único. Lembrou, e ele é um constitucionalista, que todos os brasileiros são iguais perante a lei ? disse Eliseu Padilha nesta segunda-feira, após receber a medalha Mérito Santos Dumont em um um almoço no Comando da Aeronáutica. Padilha afirmou ainda que concorda com uma reforma previdenciária que se aplique a todos: ? É o que ele (Temer) diz, e esse seria meu desejo.

O estudo pedido pelo presidente interino ainda está em curso, e quando for finalizado será levado ao grupo de trabalho da reforma da Previdência, representado pelos ministérios da Fazenda, Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento Social e Agrário, Casa Civil, além do Dieese ? que está em nome das centrais sindicais.

Nos primeiros dias de governo interino, o Planalto anunciou que a reforma previdenciária seria enviada ao Congresso em um mês. Agora, o discurso é que deve ser aprovada até o fim do ano. Pauta sensível popularmente, deve ficar só para depois das eleições municipais de outubro.

Padilha havia anunciado a proposta de regime único no fim de semana por meio do Twitter. “O Presidente busca a igualdade na nova Previdência Social?, escreveu o ministro.