Cotidiano

O histórico abraço entre Obama e Hillary Clinton

FILADÉLFIA — Ele aparece com um semblante sereno. Ela, não esconde o sorriso. Com os olhos fechados, Barack Obama e Hillary Clinton se uniram em um forte e histórico abraço no palco da Convenção Nacional Democrata na noite de quarta-feira, após o presidente discursar em apoio à primeira candidata mulher de um grande partido à Casa Branca.

Hillary apareceu de forma inesperada no evento, enquanto Obama ainda recebia aplausos do público por seu poderoso discurso no qual pediu aos americanos para guiarem Hillary, da mesma forma que fizeram com ele nos últimos oito anos.

— Posso dizer com confiança que nunca houve um homem ou uma mulher mais qualificado que Hillary Clinton para servir como presidente dos Estados Unidos — destacou Obama, acrescentando que nem ele nem Bill Clinton, sentado na arquibancada, eram tão preparados como ela quando chegaram à Casa Branca.

Depois de apresentar os Estados Unidos como um país cheio de coragem e otimismo, Obama resgatou a mensagem de esperança de sua primeira campanha que o levou à Casa Branca.

— Este ano, nestas eleições, peço que se unam a mim para rejeitar o cinismo, o medo, para obter o melhor de nós, escolher Hillary Clinton como próxima presidente dos EUA e mostrar ao mundo que ainda acreditamos na promessa desta grande nação.

Obama, que derrotou Hillary na difícil disputa interna para as eleições presidenciais de 2008, a escolheu como sua secretária de Estado, depois de eleito. No seu discurso, ele também lembrou da atual fase que vive o país, frente a ameaças como a questão racial e o terrorismo mundial.

Mas, afirmando-se “mais otimista do que nunca sobre futuro do país”, denunciou o profundo pessimismo do Partido Republicano e seu “ressentimento, culpa, raiva e ódio”, que têm marcado a atual campanha eleitoral.