RIO – O site do GLOBO completa duas décadas nesta sexta-feira. Para discutir as mudanças provocadas pela era digital no jornalismo, no consumo e na cultura, O GLOBO convocou um time de especialistas para o seminário Evolução das Mídias na Era Digital, no Senac Rio, no Flamengo (veja a transmissão em 360° ao vivo no player abaixo ou na página do jornal no Facebook). Você pode enviar perguntas pelo twitter, na hashtag #oglobo20digital
A programação começou às 8h45m com a colunista do GLOBO Flavia Oliveira, ao lado de Marcelo Guedes, gerente comercial digital da Infoglobo. O primeiro palestrante foi Luis Olivalves, head de parcerias de mídia do Facebook para América Latina, com mediação do editor de Sociedade do GLOBO, William Hellal Filho, com o tema “A produção de conteúdo dos jornais e as mídias sociais”, seguido de sessão de perguntas e respostas mediado por Hellal.
Às 9h55m, entre em cena o tópico “As transformações na economia e no consumo: dos sites de vendas, economia colaborativa”, com a participação de William Albuquerque, da InBrands, Tiê Lima, co-fundador do site Enjoei.com e Guilherme Telles, gerente geral do Uber. No comando, Flavia Oliveira.
Com moderação de Cristina de Luca, às 10h30m, Edson Rufino, professor adjunto da UFES e PUC-Rio fala sobre “Experiência do usuário no consumo de conteúdo digital”, ao lado de Sergio Salvador, diretor de UX da Huge.
Às 14h, Ronaldo Barreto, head of Publisher Partnerships e Broadcast do Google, Ricardo Cappra, da Cappra Data Science e Fabio Vasconcelos, repórter do jornal O GLOBO serão mediados pelo repórter da Globo News Rafael Coimbra. Em pauta, o Big Data, o jornalismo investigativo e as novas formas de produção de conteúdo: o digital a serviço do aprofundamento da informação.
A “Transformação e a disrupção: a evolução dos mercados digitais de música, vídeo, news e a publicidade” será o tema do publicitário Michel Lent, da Lent/AG. Moderado por Adriana Barsotti, a conversa com Lent vai de 15h20m às 16h15m.
O diretor de Mídias Digitais da TV Globo Erick Bretas falará sobre “A força do vídeo e o conteúdo imersivo”, acompanhado da colunista do GLOBO Cora Rónai, que comandará a sessão de perguntas e repostas com o executivo logo após sua palestra.
O evento termina com a expertise de Howard Rheingold, o professor de Harvard reconhecido internacionalmente como uma das mentes mais criativas do Vale do Silício. Comanda o tête-à-tête entre Rheingold e o público presente o editor executivo do GLOBO Chico Amaral.
20 Anos Digital é uma realização do GLOBO e tem apresentação do Senac,
apoio de Embratel, RJZ Cyrela, Samsung, Gafisa, Copa Airlines, Cerveja
Therezópolis, Domino's Pizza e parceria com Uview 360.