Cotidiano

Por medo de ataques, festival alemão proíbe a entrada de mochilas

RIO — Depois de uma série de atentados terroristas recentes, a Europa está em alerta — e, consequentemente, com medo. Por conta disso, eventos de grande porte têm tomado medidas especiais de segurança. É o caso do festival de música Wacken Open Air, na Alemanha, que decidiu banir a entrada de mochilas em sua próxima edição, que começa na semana que vem.

E a proibição vai além: qualquer tipo de sacola também será barrada na porta. “Nós atualizamos nosso plano de segurança constantemente, levando em conta eventos recentes como as tempestades e a situação da segurança na Alemanha. Por conta disso, nossa equipe sabe o que fazer e está bem preparada”, garantiu Thomas Jensen, fundador do festival focado no heavy metal que terá shows de Iron Maiden e Whitesnake, em entrevista à “Billboard”. “Por conta dos acontecimentos recentes, decidimos que mochilas e todos os tipos de sacola não são mais permitidas na área do festival”.

Na última semana, a Alemanha foi alvo de quatro atentados terroristas. O mais recente envolveu exatamente um festival de música. No domingo, um homem se explodiu na pequena cidade de Ansbach, na Bavária, enquanto cerca de 2.500 pessoas aproveitavam uma série de shows ao ar livre. O local precisou ser evacuado após a explosão, que deixou 12 pessoas feridas. Apenas o terrorista morreu.

Alex Skolnick, guitarrista da banda Testament, que está no line-up do Wacken Open Air, disse que há chances de um ataque atingir o festival. “Parece ser como um acidente de avião. Muito raro, ainda que possa acontecer”, disse.

Promotor do Pukkelpop Festival, na Bélgica, Chokri Mahassine revela que as mochilas serão permitidas no evento que receberá artistas como Rihanna, Die Antwoord, Chemical Brothers e LCD Soundsystem no meio de agosto. Mas as medidas de segurança também ganharão reforço. “Os principais festivais belgas trabalharam em medidas coletivas baseadas em consultas às autoridades. No entanto, por razão de segurança, não temos a liberdade de dar mais detalhes”, disse.