Esportes

Vila Autódromo tem nova demolição e some para o Parque Olímpico

vila2.jpg

Com a frase “memória não se remove” e a bandeira do Brasil pintadas em suas paredes, a última casa da antiga Vila Autódromo que podia ser vista de dentro do Parque Olímpico da Barra foi demolida nesta terça-feira. De acordo com o coordenador do Núcleo de Terras da Defensoria Pública do Rio, João Helvécio, a demolição já era esperada e fazia parte do acordo da Prefeitura do Rio com as famílias que haviam decidido ficar no local.

– A parte final do acordo previa isso: depois da entrega de chaves para as famílias que ficaram, ocorreria a demolição. Esperaram as pessoas se mudarem primeiro. A própria Prefeitura ajudou na mudança, a partir de sexta-feira. Pediram até domingo para concluir essa mudança – afirmou Helvécio.

Das mais de 500 famílias que moravam na Vila Autódromo antes do início das remoções, em 2013, cerca de 20 entraram em acordo com a Prefeitura do Rio para continuarem morando na comunidade, que é vizinha ao Parque Olímpico da Barra, construído para abrigar diversas modalidades esportivas na Olimpíada do Rio.

A Prefeitura construiu casas padronizadas para as famílias restantes, na região central da Vila Autódromo, que não fica colada ao Parque Olímpico. A entrega oficial de chaves para as famílias em questão ocorreu na última sexta-feira. Já as famílias que não entraram em acordo para permanecer no local receberam indenizações da Prefeitura.