Cotidiano

Garfield é menino ou 'neutro'? Discussão leva a guerra na Wikipedia

garfield.jpgRIO – Garfield é preguiçoso, gosta de lasanha e é… macho? Em meio às características tão marcantes do personagem criado em 1978 por Jim Davis, a definição de gênero levou a internet à guerra nos últimos dias. Tudo começou com uma mudança na descrição do gato na Wikipedia, que sucedeu uma guerra de edições por mais de 60 horas e levou a plataforma a bloquear novas alterações da página sobre Garfield até o início de abril.

Após assistir uma entrevista de 2014 em que Jim Davis afirmou que Garfield tinha gênero neutro, Virgil Texas, usuário do Twitter e editor no Wikipedia, resolveu alterar a informação na plataforma.

“O Garfield é muito universal. Por ser um gato, de verdade, ele não é masculino ou feminino, nem tem alguma raça ou nacionalidade particular, não é jovem nem velho”, disse Davis ao site Mental Floss.

Com o nome de usuário David “The Milk” Milkberg, Texas mudou então, no último dia 23, o campo gênero para “nenhum”. Tweet mudança wiki

Durante dois dias e meio, a página de Garfield no Wikipedia foi alvo de diversas mudanças no campo gênero ? a Wikipedia permite que os usuários façam mudanças nos verbetes e as debatam, com graus diferentes de restrição para alterações por página.

“O gênero é fluido. Ele pode ter sido um menino em 1981, mas ele não é mais agora”, argumentou um editor.

No entanto, outros defenderam a masculinidade do gato compartilhando quadrinhos e frases de personagens em que ele é tratado como menino.

“Sexo revertido para sexo masculino, fornecendo referências para mostrar que Garfield foi referido por pronomes masculinos e substantivos (por exemplo, ‘menino’) desde o inicio dos quadrinhos”, escreveu outro usuário.

GIF GarfieldEm um deles, de 1980, após Garfield lhe entregar um jornal, o dono, Jon, responde: “Bom garoto!”.

Em outro, de 1981, Garfield se refere como menino: após comer uma samambaia, ele pensa “Sou um garoto mau”.

A discussão chegou também ao Twitter, e após mudanças na Wikipedia que duraram dois dias e meio, a plataforma resolveu restringir as edições na página até o início de abril. Além disso, a definição “masculino” foi mantida, acrescida de quatro referências em que Garfield é referido como menino.

O debate ganhou outro desfecho nesta terça-feira, quando Jim Davis confirmou o gênero de Garfield ao jornal americano “Washington Post”.

“Garfileld é menino. Ele tem uma namorada, Arlene”, resumiu Davis. edit-wiki.jpg