Cotidiano

Guitarrista britânico processa U2 por plágio

2009021912140.jpgRIO – Guitarrista britânico afeito a longos solos, Paul Rose processou a banda irlandesa U2 por causa de uma música de 26 anos atrás, “The fly”, do álbum “Achtung baby”, lançada como single em 2 de novembro de 1991. Ele acredita que, ao fazê-la, o quarteto tenha plagiado a faixa instrumental “Nae slappin”, do álbum “Homework”, que ele gravou em 1989 e lançou em maio de 1991.

Em uma corte de Nova York, Rose entrou na segunda-feira com uma ação judicial pedindo US$ 5 milhões em danos e um crédito adicional de composição em “The fly”.

Rose afirma que o U2 ouviu sua fita demo com “Nae Slappin”, na Island Records em 1989, e sustenta na ação que a banda poderia ter roubado suas idéias e elaborado “um solo de guitarra elaborado e distintivo quase idêntico a (“Nae slappin”) porque seu som esteva “precisando revigorar-se”.

De acordo com o The New York Post, o advogado de Rose também explicou que o guitarrista esperou todo esse tempo para falar sobre o suposto plágio porque ele estava preocupado que isso pudesse arruinar sua carreira. O advogado também afirma que Rose só recentemente encontrou um ex-empreado da Island-Records que poderia corroborar o fato de que a fita foi tocada “muitas vezes” no escritório do selo durante a realização de “Achtung baby”.