Cotidiano

Em teste, Facebook remove apenas 18% de conteúdo pedófilo

62463809_FILESThis February 25 2013 photo taken in Washington DC shows the splash page for the inter.jpgRIO – Em um teste para verificar, na prática, o compromisso do Facebook com a remoção de conteúdo pedófilo na plataforma, a rede social teve desempenho ruim. A emissora britânica BBC usou as ferramentas da própria plataforma para denunciar este tipo de conteúdo, e apenas 18 entre 100 grupos, páginas e imagens foram banidos. Links pedofilia

Ao tomar conhecimento do conteúdo do teste, a empresa denunciou a BCC à polícia e cancelou planos para uma entrevista, divulgando uma nota: “É uma contravenção que qualquer um distribua imagens de exploração de crianças”.

Presidente do Comitê de Mídia da Câmara Baixa britânica, Damian Collins afirmou ter “dúvidas graves” sobre a eficácia do sistema de monitoramento de conteúdo do Facebook.

A página inicial da rede social afirma que o Facebook retira material obsceno, estimulando que usuários relatem conteúdo inapropriado. Segundo a BBC, porém, o Facebook afirmou que 82 dos itens denunciados pela emissora não violavam “padrões da comunidade” ? mesmo incluindo páginas explicitamente destinadas a homens com interesses em crianças, imagens de menores em poses sensuais, entre outros.

Em outra checagem, a BBC encontrou cinco pedófilos já condenados na Justiça com perfis no Facebook ? o que é proibido, de acordo com regras da rede social.

Após a divulgação do teste, o Facebook afirmou que retirou todo o conteúdo denunciado pela BBC.