Esportes

Flamengo inicia sua caminhada na Libertadores nesta quarta contra o San Lorenzo

O Flamengo começa a colocar em prática nesta quarta-feira, às 21h45m, contra o San Lorenzo, no Maracanã, o projeto Libertadores, que resume a guinada que o clube deu a partir do fim de 2015, quando decidiu priorizar os resultados em campo após anos de ajustes nas finanças. O planejamento de voltar à competição, disputada pela última vez em 2014, através do inesperado título da Copa do Brasil, foi calcificado na formação de um time competitivo para o torneio, que começou a ser formado com a chegada de Paolo Guerrero. Libertadores – 07.03

O centroavante ganhou a companhia de Diego em 2016, e o clube, que sofreu recentemente por falta de estádio, terá por fim o reforço do Maracanã após intenso trabalho para recuperá-lo do abandono depois da Olimpíada do Rio.

No gramado ainda desgastado, mas pronto para a bola rolar, o novato Zé Ricardo disputa sua primeira Libertadores. O treinador não se mostrou abalado pela queda na final da Taça Guanabara, e deve manter o time que empatou com o Fluminense. A diferença está nas palavras que dirá antes da partida de amanhã. Em uma competição que termina só no fim do ano, alongada, mais do que nunca será importante elevar a performance ao máximo a cada jogo. E não cair nas armadilhas dos clubes latinos em sua própria casa, como ocorreu em edições anteriores.

? O Maracanã é a casa do Flamengo. Onde nos sentimos bem, onde a maioria das vezes está lotado, aonde a torcida vem. E nada melhor do que começar a Libertadores aqui. Não vai ser um jogo fácil. É uma equipe experiente, que vai querer cozinhar a partida e levá-la a um pseudodesespero nosso. Precisamos ter equilíbrio e concentração ? reforçou o comandante rubro-negro, que ontem fez um treino para reconhecimento do estádio e testou algumas variações.

Fato é que Zé Ricardo não espera ter um apagão defensivo tão cedo. Os ajustes foram feitos mais no papo do que na prática, já que não houve tempo para coletivos. O capitão Réver, com experiência de Libertadores, é um dos que lideram a chamada geral para atenção daqui em diante.

? Dificilmente teremos um primeiro tempo tão estranho como tivemos domingo (contra o Fluminense). Uma coisa que marcava a equipe era o equilíbrio defensivo. Conversamos bastante, eles são inteligentes e já se acertaram. Isso não vai voltar a acontecer na temporada ? garante Zé Ricardo, que terá mais de 50 mil pessoas cantando nas arquibancadas, mas também cobrando uma boa apresentação.

A novela Maracanã parece chegar ao fim, mas promete novos capítulos. O estádio, liberado pela Polícia Militar e pelos Bombeiros após mais de R$ 1 milhão investidos pelo Flamengo em reparos, foi ontem alvo de vistoria do Crea-RJ, que informou que os laudos de 2016 precisam ser renovados. A confusão aconteceu quando uma equipe foi barrada pela manhã, mas a diretoria do Flamengo costurou o imbróglio e, à tarde, o presidente Reynaldo Barros foi até lá e a vistoria foi feita sem restrições.

TCE DETERMINA ARRESTO DE DINHEIRO

O Flamengo busca realizar outras partidas da Libertadores no estádio, mas tem a Arena da Ilha como um porto seguro. As discussões sobre o Maracanã seguem quentes. Ontem, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou o arresto (retenção) dos recursos obtidos com a venda, em andamento, da concessão do Maracanã pela atual concessionária, Complexo Maracanã Entretenimento S/A, composta pela Odebrecht e pela AEG. O Tribunal decidiu ainda realizar, em caráter de urgência, duas auditorias governamentais extraordinárias. O Flamengo comemorou o pedido, pois deseja participar da nova licitação para administrar o estádio.