Cotidiano

Dia da Mulher é marcado por protestos pelo mundo

O 40º Dia Internacional da Mulher é lembrado nesta quarta-feira por por protestos de mulheres em diversas cidades do mundo. Internautas utilizam as redes sociais para registrá-los, ampliando suas vozes e o alcance de suas reivindicações por igualdade de gêneros.

Na Espanha, as mulheres utilizam as hashtags #YoParo e #NosotrasParamos para reafirmar a luta por igualdade de gêneros e pelo respeito às mulheres.

A ativista Maite Molina é uma delas. Em seu perfil no Twitter, ela registrou seu protesto com uma foto da frase “Yo Paro” em seu braço e escreveu na publicação: “É a hora da parada (no trabalho) internacional. Por mim e por todas minhas companheiras”.

#YoParo protesto de mulher na Espanha pelo Twitter

Tweet de protesto #YoParo

Protesto de mulheres #NosotrasParamos

Na Ucrânia, mulheres marcharam nas ruas com cartazes, gritando frases que marcam o protesto, informou a agência de notícias AFP.

65625102_Ukrainian women carry placards and shout slogans during a march as part of International Wo.jpg

A Índia também foi palco de protestos nesta quarta. Estudantes estiveram em frente ao Ministério das Mulheres e do Desenvolvimento Infantil em Nova Deli, para protestar contra o toque de recolher imposto às mulheres no país. O ministro das mulheres havia afirmado que as meninas precisam de toques de recolher para protegê-las de suas próprias “explosões hormonais”. Até mesmo universidades indianas infligem toques de recolher às mulheres, uma política considerada como ultrapassada pelos críticos.

65625124_Indian students demonstrate outside The Ministry of Women and Child Development in New Delh.jpg

No Brasil, mulheres ligadas ao MST se manifestaram na manhã desta quarta-feira, caminhando na BR 290, no Rio Grande do Sul. A Ponte do Guaíba chegou a ser interditada ao tráfego de veículos durante o trajeto do protesto, mas já foi liberado. As manifestantes seguiram pela Avenida Sertório rumo à capital e se concentraram na Tv. 5, no centro historico de Porto Alegre, entre o prédio da Prefeitura e o INSS, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação da cidade.

Manifestação de mulheres do MST em Porto Alegre