Cotidiano

Você deveria se preocupar com a espionagem da CIA?

65593666_A pedestrian uses a mobile phone as they walk past covered-up mannequins outside a disused.jpg

NOVA YORK ? Em mais um vazamento, o o site WikiLeaks divulgou 8.761 documentos que apontam o uso de softwares elaborados pela CIA para invadir smartphones, computadores e até mesmo TVs conectadas à internet. Embora ainda não tenham sido confirmados, os relatos aumentam as suspeitas de que a agência possa ter ultrapassado limites na vigilância sobre os cidadãos.

Mas e você? Deveria se preocupar sobre a possibilidade de a CIA ouvir as suas conversas?

A resposta curta é ?não?. A longa é ?talvez?, embora ainda seja improvável que você precise se preocupar.

As supostas revelações do WikiLeaks poderiam ter implicações reais para qualquer pessoa conectada à Internet. De acordo com os documentos vazados, a CIA invadiu smartphones e computadores e desenvolveu um programa chamado Weeping Angel capaz de invadir smartTVs como a Samsung F800, transformando-as em microfones mesmo quando elas parecem estar desligadas. Segundo as informações divulgadas pelo WikiLeaks, o consulado americano em Frankfurt, o maior do mundo, estaria no centro da espionagem, com equipes de especialistas digitais da CIA e outras agências de Inteligência dos EUA. O material vazado seria do período entre 2013 e 2016.

Para especialistas, no entanto, o importante é saber se a CIA compartilhou estas técnicas com o FBI e outras agências domésticas que poderiam utilizá-las em investigações internas.

? O que todos devem se perguntar é se qualquer parte deste material foi compartilhado para autoridades locais ? disse Scott Vernick, advogado especialista em segurança e privacidade de dados.

Já Ed Mierzwinski, diretor de um grupo de advocacia para consumidores, explica que as notícias servem de alerta sobre a vulnerabilidade dos aparelhos conectados à internet. O especialista recomenda que as senhas de smart TVs, câmeras e outros dispositivos seja trocadas com certa frequência.

? Você não deveria se preocupar demais se a CIA está te hackeando, a menos que você esteja fazendo algo ilegal ? ele explica. ? Mas este deveria ser um alerta para o consumidor médio.

Em uma recente pesquisa do Pew Research Center nos EUA, 46% dos entrevistados disseram que o governo deveria ter acesso a mensagens encriptadas para investigações criminais. E 44% achavam que companhias de tecnologia poderiam usar ferramentas ?inquebráveis? pelas autoridades. Entre os jovens e os democratas, era maior a tendência de apoiar a encriptação de mensagens.