BRASÍLIA ? O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu o presidente Michel Temer, que afirmou que nesta quarta-feira que as mulheres analisam melhor preços de supermercado. Para Renan, a declaração não foi infeliz, porque a mulher ?serve também para isso, mas não apenas para isso?. A fala de Temer foi dita em uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, o que aumentou as críticas.
? É comum e recomendável que as instituições promovam anualmente atos e solenidades em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Apoio enfaticamente todos eles, e não é de hoje. mas desde as mobilizações contra a carestia, dos movimentos de mulheres nos anos finais da ditadura, até hoje. Por falar em carestia, eu queria dizer que a declaração do presidente Michel Temer não foi feliz ao dizer que a mulher serve para controlar preços nos supermercados. Ela serve também para isso, mas não apenas para isso ? declarou Renan.
No evento, no Palácio do Planalto, Temer afirmou explicou que ninguém melhor do que as mulheres para detectar flutuações de preços no supermercado. Salientou, ainda, que com a volta do crescimento econômico, as mulheres retornarão ao mercado de trabalho além de cuidar dos “afazeres domésticos”.
? Na economia, também a mulher tem grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes de preço no supermercado do que a mulher. Ninguém é capaz de melhor detectar as flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico ? disse Temer.
Ao enfatizar que a inflação vem cedendo gradativamente, assim como os juros, o presidente peemedebista relacionou a volta do crescimento à empregabilidade. Nesse contexto, tascou nova gafe:
? Com a recessão indo embora, volta o crescimento, volta o emprego. Hoje, graças a Deus, as mulheres tem possibilidade de empregabilidade que não tinha no ano passado. Com a queda da inflação, dos juros, significa que também, além de cuidar dos afazeres domésticos, terá um caminho cada vez mais longo para o emprego ? disse.