Cotidiano

Temer: ninguém tem paternidade da Transposição do rio São Francisco

CAMPINA GRANDE (PB) – O presidente Michel Temer iniciou seu primeiro discurso na Paraíba deixando clara a disposição de tirar do “colo do PT” a paternidade da Transposição do rio São Francisco, cujo Eixo Leste ele inaugurará nesta tarde de sexta-feira.

– Não quero a paternidade dessa obra, ninguém pode tê-la. Porque a paternidade é do povo brasileiro, porque vocês é que pagam os impostos – destacou Temer.

No início da tarde, o presidente embarca para o município de Sertânia (PE), onde participará de uma cerimônia pela abertura da comporta de um reservatório e, em seguida, vai para a cidade de Monteiro (PB), onde haverá uma cerimônia pela chegada das águas do rio à Paraíba.

O porta-voz da Presidência, embaixador Alexandre Parola, afirmou ontem que o objetivo do governo é encerrar o Eixo Norte da Transposição ainda este ano. Ele estaria com 94,52% de execução e, quando terminado, levará água até a região metropolitana de Fortaleza, beneficiando municípios no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Segundo o governo, o projeto São Francisco garantirá a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas no Nordeste.