Cotidiano

Unimed-Rio tem 18 planos suspensos pela ANS

RIO ? A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta sexta-feira, a suspensão da comercialização de 35 planos de saúde de sete operadoras em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento, recebidas entre outubro e dezembro de 2016. A medida passa a valer em 17/03, e faz parte do monitoramento periódico realizado pela ANS pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.

A Unimed-Rio foi a operadora mais afetada, com 18 produtos com negociação suspensa. A empresa enfrenta uma crise financeira e assistencial, e está sob direção fiscal da agência reguladora. No último ciclo, referente ao terceiro trimestre do ano passado, divulgado em dezembro, a operadora também tinha sido a empresa com maior número de suspensões, 21 produtos.

A medida anunciada nesta sexta-feira faz parte do monitoramento periódico realizado pela reguladora. Os planos de saúde suspensos possuem juntos cerca de 230 mil beneficiários. Estes clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver seus problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários.

Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho, esclarece que o monitoramento é um dos instrumentos da ANS para garantir o correto atendimento aos beneficiários dentro dos prazos estabelecidos pela agência reguladora.

?A medida tem se mostrado eficaz especialmente quando evitamos, por meio da suspensão, o ingresso de novos consumidores em planos que não estão atendendo seus clientes de forma satisfatória. Agindo preventivamente, alertamos as operadoras para a urgência na adoção de medidas para a melhoria da assistência prestada?, esclarece a diretora.

Além da Unimed-Rio, as outras operadoras que tiveram planos suspensos são: Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; Saúde SIM Ltda.; Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas; Operadora de Planos de Saúde Serra Imperial Ltda.; Ecole Serviços Médicos Ltda.; e Associação Santa Casa Saúde de Sorocaba. Confira aqui a lista completa

Neste ciclo, foram 46 planos reativados, sendo sete operadoras com reativação total de planos (25 produtos) e três operadoras com reativação parcial de planos (21 produtos).