BRASÍLIA – O presidente da República, Michel Temer, nomeou para Itaipu dois diretores que foram recentemente dirigentes partidários, descumprindo a Lei das Estatais. Os nomes dos novos dirigentes foram publicados nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU).
O desrespeito à Lei das Estatais já tinha sido apontado pelo GLOBO quando da revelação pelo Planalto dos nomes que seriam indicados. Na ocasião, a Casa Civil informou que os nomes ainda estavam em pesquisa e o ministro Eliseu Padilha afirmou que a nova lei seria aplicada ao caso, o que acabou não ocorrendo.
A Lei das Estatais veda a nomeação para a diretoria de empresas públicas ?de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral?.
Rubens de Camargo Penteado, nomeado para a diretoria técnica executiva, integrou o diretório do PPS do Paraná até 23 de junho de 2016. Ele foi indicado para a função pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR).
Ramiro Wahrhaftig, nomeado para a diretoria de coordenação, fez parte do diretório do PSD do Paraná até maio de 2016. Ele foi indicado para Itaipu pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR).
A diretoria foi toda lotada por políticos paranaenses. O novo diretor-geral, Luiz Fernando Vianna, foi indicado pelo governador Beto Richa (PSDB). Marcos Vinicius Baumgartner, que assume a diretoria administrativa, foi indicado pelo primeiro secretário da Câmara, Fernando Giacobo (PR). O novo diretor financeiro, Marcos Vitório Stamm, foi indicado pelo deputado Sérgio Souza (PMDB). No passado, Stamm chegou a ser acusado de ser funcionário fantasma no gabinete do peemedebista, o que nega.
Foi mantido no cargo apenas o diretor jurídico, Cezar Eduardo Ziliotto, que está na função por indicação de Ratinho Júnior, deputado e secretário de Richa. Para a função chegou a ser anunciada Marilice Collin, advogada que ja foi Miss Paraná e tinha sido indicada por Fernando Francischini (SD), mas a nomeação não se concretizou.