Cascavel – Apesar de abrigar 1.896 indústrias de pequeno, médio e grande portes, falta estrutura para que outras 200 se instalem em Cascavel, inclusive nos dez parques e nove casulos industriais disponíveis no município.
Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no momento não é possível alocar todas as empresas, que permanecem em uma espécie de fila de espera. A implantação só deve ocorrer após levantamento de novas áreas para núcleos industriais. O município não informou quando as novas empresas vão ser instaladas, mas afirma que esse é um processo de médio e longo prazo.
Expansão
Expandir esses locais é um dos desafios. Conforme a Secretaria, há projeto para a implantação de novos parques industriais na BR-277, numa área de 1,5 milhão de metros quadrados. Nesse caso, o levantamento topográfico para a retificação da área já foi realizado, a fim de que seja elaborado projeto urbanístico, explica o secretário da pasta, João Alberto Soares de Andrade.
Outro espaço para que novas empresas e indústrias possam fortalecer a economia local são dois lotes no Jardim Esteves, próximo à BR-467. Conforme Andrade, o projeto foi encaminhado ao Departamento de Compras da Prefeitura de Cascavel para a abertura de disputa pública.
Além disso, o Núcleo de Produção Industrial III Alan Charles Padovani, terá as ruas Paulo Leminski e Carlos Drummond de Andrade prolongadas. A ampliação é referente aos lotes 01 e 10.