Esportes

França proíbe televisões ao ar livre para aumentar segurança na Eurocopa

A preocupação com a segurança na Eurocopa, diante da sombra dos ataques terroristas ocorridos em Paris no último ano, levou o governo francês a tomar uma atitude extrema nesta quinta-feira. Bares e restaurantes serão proibidos de instalar aparelhos de televisão em suas partes externas, voltadas para a rua.

As autoridades francesas alegaram que a medida visa ao aumento da segurança durante a competição. O governo teme que aglomerações de pessoas nas ruas durante as partidas da Eurocopa se tornem possíveis alvos de ataques terroristas.

– Não podemos aceitar aglomerações desorganizadas porque a polícia não terá condições de garantir sua segurança. E uma transmissão ao vivo em um terraço significa aglomeração em volta de uma TV – afirmou o ministro de Esportes da França, Thierry Braillard.

As únicas áreas externas em que serão permitidas transmissões de jogos ao vivo serão as “Fan zones”, normalmente montadas em praças ou parques, com telões e outras atividades montadas para torcedores. Esses espaços oficiais, montados pela organização do torneio, terão um esquema especial de segurança.

– É melhor ter apenas uma área com muita segurança do que deixar milhares de pessoas, que não têm ingressos, se reunirem de forma desorganizada – disse Braillard.