Cotidiano

Com excesso de chuvas, usina de Itaipu libera água pelo vertedouro

47594_20160601AM1179.jpg

RIO – A usina hidrelétrica de Itaipu informou nesta quinta-feira que, mesmo depois de mais de uma semana com o vertedouro aberto, a usina deve verter neste domingo quase 10 mil metros cúbicos (m³) de água por segundo, equivalente a oito vezes o volume médio das Cataratas do Iguaçu, que é de 1,2 mil m³ de água por segundo.

Devido ao grande acúmulo de água em seu reservatório, depois de dois meses fechado, o vertedouro da usina está aberto desde o último dia 1º. É a segunda vez no ano que o vertedouro é aberto. Segundo a empresa binacional, a vazão no local chegou a 7 mil m³ de água por segundo nesta quinta-feira.

Com o grande volume de chuvas na Região Sudeste nos últimos tempos, segundo Itaipu, a usina está recebendo bastante água que vem de outras usinas. São mais de 50 usinas de médio e grande portes instaladas acima dela.

Itaipu explicou que a última vez que o vertedouro ficou aberto direto, por 40 dias, foi de 22 de fevereiro a 30 de março. Depois disso, o vertedouro foi aberto várias vezes, mas apenas de forma esporádica, por poucas horas.

Com a elevada geração de energia, a usina tem a expectativa de superar 51 milhões de Megawatts/hora (MWh) neste semestre, outra marca inédita de acordo com a empresa. Duas vezes, em 2012 e 2013, Itaipu atingiu os 50 milhões de MWh nos primeiros seis meses do ano. Foram os dois anos de maior produção da usina. Em 2013, Itaipu bateu o recorde mundial, com 98,6 milhões de MWh.

A usina de Itaipu tem 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência e fica no rio Paraná, na divisa do Brasil e o Paraguai. A usina fornece cerca de 15% da energia consumida no Brasil e 75% do consumo paraguaio.