Cotidiano

Governadores querem renegociação da dívida estado por estado

BRASÍLIA – O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), afirmou nesta quinta-feira que quer que a renegociação das dívidas dos estados com a União seja feita caso a caso, de forma diferenciada. A mesma pauta defenderam os governadores recebidos pelo presidente interino Michel Temer desde a semana passada: de Tocantins (Marcelo Miranda, do PMDB), Rio Grande do Sul (Ivo Sartori, do PMDB) e Mato Grosso (Pedro Taques, do PSDB).

— Será impossível chegar a algo mais razoável, ou a bom termo, se não existir o respeito a essa diversidade (dos estados) — disse Jatene, e completou: — Ninguém duvida o quanto a federação brasileira está esgarçada.

O tucano defendeu que o debate está “muito centrado” na renegociação da dívida dos estados, mas que deve haver um “cardápio” maior de negociações.

— Para alguns estados, um redesenho da máquina é mais importante do que a renegociação. Para outros, você rediscutir a questão da desoneração das exportações é mais importante.

Os governadores do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins levaram a mesma ideia de considerar as diferentes necessidades de cada estado a Temer, que tem se mostrado “compreensível”, segundo eles.

Jatene afirmou também que vai encontrar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ainda nesta quinta-feira. Também hoje, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, fará reunião com os secretários estaduais da Fazenda.