Cotidiano

Inundações deixam pelo menos 30 mortos na Indonésia

201606190956323287_AFP.jpg JACARTA ? Enchentes e deslizamentos de terra deixaram pelo menos 30 pessoas mortas na Indonésia. Enquanto isso, 19 pessoas estão desaparecidas neste domingo, segundo autoridades do país. Ao longo do fim de semana, diversas cidades ficaram severamente danificadas pelas inundações. Dentre as vítimas fatais, estão um menino de 10 anos e uma mulher grávida.

As chuvas torrenciais inundaram milhares de casas na província central da ilha, densamente povoada, de acordo com a porta-voz da defesa civil, Sutopo Purwo Nughroho.

? Até agora, encontramos 31 corpos, mas ainda há 19 pessoas desaparecidas ? disse a porta-voz da defesa civil, Sutopo Purwo Nughroho.

Equipes de resgate ? que incluem soldados, policiais e voluntários ? ainda estavam procurando por vítimas. Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas.

Na localidade de Banjarnegara, onde seis pessoas foram mortas por uma torrente de lama, os habitantes se preparavam para novas inundações, segundo um jornalista da AFP no local, enquanto os serviços de emergência tentavam limpar as estradas de galhos de árvores e detritos.

As redes de televisão local exibiam imagens de moradores nos telhados tentando escapar do avanço da água.

? De repente, um enorme deslizamento de terra arrastou os carros e as pessoas que estavam na rua. Nove corpos foram encontrados ? disse o porta-voz do serviço de segurança.

Fortes chuvas sazonais costumam causar enchentes e deslizamentos de terra na Indonésia. O país é um arquipélago de 17 mil ilhas, onde milhões de pessoas moram em áreas montanhosas ou perto de rios.