RIO ? “Com o rei, não tem mau tempo. Não é à toa que o sol é o astro-rei”. O vídeo com Cissa Guimarães imitando o estilo de uma garota do tempo para defender a monarquia surpreendeu a muitos que não lembravam desse passado da atriz e apresentadora, inclusive ela própria.
? A gente estava vivendo um momento complicado, logo depois do impeachment do primeiro presidente eleito depois da redemocratização ? conta Cissa, que participou da campanha com outros artistas como Hugo Carvana. ? Eu era jovem, e estava revoltada com tudo. Queria uma mudança total.
O vídeo, disponível no Twitter e YouTube, foi feito na época do plebiscito sobre o sistema de governo a ser adotado no Brasil, previsto pela Constituição de 1988 e realizado em abril de 1993. Após dois meses de propaganda eleitoral gratuita, os brasileiros foram às urnas para decidir se queriam um regime monarquista ou republicano e, dentro deste, se preferiam o parlamentarismo ou presidencialismo. Ao relembrar o passado, a apresentadora chegou a ficar em dúvida sobre qual sistema político defendeu na época.
? Na realidade, o que me atraía era a figura do primeiro-ministro.
Ao longo da conversa com o GLOBO, no entanto, Cissa recordou sua trajetória política. Identificada com a esquerda, ela foi às ruas pelas eleições diretas em 1984 e pelo impeachment de Collor em 1992. Sem se convencer com Itamar Franco, se interessou pelo modelo da monarquia parlamentarista, nos moldes do atual sistema inglês.
? Era muito em função do sonho de ter um parlamento e um primeiro-ministro. No sistema, o rei reina, mas não governa ? explica, ressaltando que a decisão não tinha nada a ver com o glamour de príncipes e princesas. ? Não sou perua. Para mim, menos é mais.
A apresentadora acha curioso que o vídeo tenha sido redescoberto no momento em que o Brasil passa por uma nova crise política. Ela sonha com um novo plebiscito e continua simpática à ideia de substituir a figura do presidente pela de um primeiro-ministro. Mas já não acredita que o chefe de Estado ideal seja um rei. Acima de tudo, Cissa defende uma ampla reforma política.
? Quero uma política decente, que é o que todos merecemos.