Marília (SP) ? O Bauru continua vivo na fase final da NBB. E muito vivo. Nesse sábado, a equipe de Demétrius Ferraciú venceu o Flamengo, de José Neto, por 94 a 81 (51 a 30), em Marília, com show na defesa e no aproveitamento das bolas de 3 pontos. Assim, empatou a série melhor de cinco partidas da final da NBB, em 2 a 2, forçando o último jogo, no próximo sábado, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro. Quem vencer fica com o título da oitava temporada NBB. O Flamengo é o atual tricampeão e dono de quatro troféus. O Bauru tem dois vices-campeonatos, em confrontos com o time carioca.
? Nosso início de jogo foi muito ruim e tivemos de correr atrás o jogo inteiro. Precisamos ter a cabeça no lugar e foco ? lamentou o ala/pivô Olivinha, que convocou a torcida rubro-negra para a partida decisiva. ? Será muito importante o apoio da torcida e já estou convocado para o próximo sábado.
O Bauru comandou o jogo inteiro, desde o início. Mas construiu a vitória já no primeiro quarto quando venceu por 28 a 13. Das onze bolas de 3 pontos, o time de Bauru converteu seis e pressionou o Flamengo na marcação (aproveitamento de 54,5%). Jefferson William teve 100% de acertos, marcando 8 pontos para o Bauru. Já o Flamengo começou a partida pecando na defesa, deixando o rival crescer e empolgar a torcida.
O time paulista fechou a partida com o maior placar imposto ao rival (94 pontos) e com a maior diferença de pontos (13 pontos) do Flamengo na temporada. Até então, o rubro-negro havia perdido por 7 pontos (para o Paulistano).
Líder em bolas de 3 dessa edição, o Bauru, que acertou em média 11 tiros por partida, converteu nesse confronto 14 bolas em 37 tentativas (37,8%), com show do ala/pivô Jafferson William. Ele foi o cestinha da partida com 22 pontos (em 36 tentativas, 61,1%), com ótimo desempenho nas bolas de 3 pontos (acertou 6 em 10 tentativas, 60,0% de eficiência). Também somou duas bolas de 2 pontos e 2 assistências.
? O jogo foi nervoso, de superação. Nosso time precisava disso, era um jogo de vida ou morte e mostramos superação. Estamos de parabéns e vamos para o Rio para ganhar lá dentro. Temos plena condição. Acreditamos muito nesse time ? comemorou Jefferson.
Quando o placar estava 68 a 44, no terceiro quarto, o fisioterapeuta do Flamengo, Ricardo, irmão de Marcelinho, foi expulso e criou a maior confusão no ginásio. É que um torcedor deu um tapinha nas suas costas, ele quis voltar para revidar e acabou caindo na área da torcida rival. Foi agredido pelos torcedores do Bauru e houve invasão de quadra. Ele faria Boletim de Ocorrência ontem mesmo. O torcedor foi retirado do ginásio.
Ao final da partida, o Bauru anotou 49,5% de aproveitamento, com 94 pontos em 190 tentativas, 14 bolas de 3 pontos (37,8%), 18 bolas de 2 pontos (58,1%) e 16 lances livres (94,1%).
Playoff final
Jogo 1: Bauru 77 x 83 Flamengo
Jogo 2: Flamengo 80 x 85 Bauru
Jogo 3: Flamengo 89 x 84 Bauru
Jogo 4: Bauru 94 x 81 Flamengo
Jogo 5: dia 11/6, no Rio