Cotidiano

Porto Rico vota em primária americana, e cenário favorece Hillary

201606051324007195_AP.jpgSAN JUAN, Proto Rico ? Porto-riquenhos frustrados com a crise econômica do país votam, neste domingo, na primária das eleições para a Presidência dos Estados Unidos, e os votos da ilha podem dar à democrata Hillary Clinton o número suficiente de delegados para receber a nomeação oficial do eleições eua partido.

Após a vitória de sábado nas Ilhas Virgens, Hillary ficou a apenas 60 votos dos 2.383 necessários para ganhar a nomeação para a corrida presidencial. Se ela conseguir o apoio de 85% dos delegados de Porto Rico, terá completado essa meta.

O principal tópico levantado tanto por Hillary quanto por seu rival democrata, Bernie Sanders, é a difícil situação econômica da ilha. Quando ambos visitaram Porto Rio para pedir apoio à população nas urnas, eles ressaltaram a necessidade de aplacar a crise financeira da região.

Aproximadamente 2,9 milhões de pessoas estão registradas para votar no país. Espera-se que a taxa de comparecimento seja alta, uma vez que os porto-riquenhos também votarão para governador, senadores e prefeitos.