Esportes

Vitória em Roland Garros faz Djokovic pensar no Golden Slam

TENNIS-OPEN_-GRA2OKJLE.1.jpg

Serena Williams bateu mais uma vez na trave na tentativa de igualar o recorde de 22 Grand Slams conquistados por Steffi Graf ao perder a final feminina no sábado para a espanhola Garbine Muguruza. Mas seu recorde ainda pode ser alcançado pela americana neste ano. Assim como outra marca expressiva da ex-tenista alemã: o famoso Golden Slam. A vitória em Roland Garros fez o sérvio Novak Djokovic sonhar em ser o segundo tenista da história a conquistar todos os Grand Slams e a medalha de ouro olímpica no mesmo. Um feito só conseguido por Graf em 1988, ano em que foi campeã olímpica em Seul.

TENIS DJOKOVIC – 06-06

Dono do título do Aberto da Austrália e agora do de Roland Garros, Djokovic começa daqui a três semanas a defender o seu título na grama sagrada de Wimbledon. Na sequência, ele vem para o Rio de Janeiro para a disputa do torneio olímpico em agosto. E ainda em agosto, Djoko terá o desafio do US Open, um torneio em que ele também é o atual campeão.

– Não quero que isso soe arrogante, mas eu realmente acredito que tudo pode ser alcançado na vida – disse o sérvio no dia seguinte ao título conquistado em Paris.

Após a conquista, Djokovic posou com o troféu de Roland Garros na Place de la Concorde, em Paris. Agora dono de 12 troféus de Grand Slam, o número 1 do mundo já se considera, aos 29 anos, parte da geração de grandes tenistas em que inclui Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray, seu rival na decisão de Roland Garros.

– Nadal e Federer foram tão dominantes no esporte quando Andy e eu chegamos. No início eu não estava feliz em fazer parte dessa era. Felizmente para mim, eu percebi que eu precisaria ficar mais forte e tive que aceitar o fato de que estava competindo com estes dois tremendos campeões. A partir desse momento, eu comecei a subir.

UM JOGADOR MELHOR

Hoje, Djokovic lidera o confronto direto contra Federer (23 a 22), Nadal (26 a 23) e Murray (24 a 10).

– Esses dois caras (Federer e Nadal), e Andy também, me ajudaram a ser um jogador melhor e a atingir todas essas coisas. A rivalidade que temos é importante para o esporte. De uma maneira ou outra, você tenta se comparar com eles e com o que eles conquistaram antes.

Mesmo que não consiga o Golden Slam, fazer o Grand Slam, ou seja, conquistar os quatro principais torneios do tênis no mesmo ano já seria um enorme desafio para Djokovic. Nem Nadal ou Federer conquistaram isso no auge de suas carreiras. O último a atingir tal feito foi o australiano Rod Laver, em 1969. Ele já atingiu uma marca expressiva ao conquistar quatro Grand Slams em sequência: Wimbledon e US Open no ano passado e o Aberto da Austrália e Roland Garros neste ano.

– É um dos últimos desafios que você tem no tênis. Sinto-me orgulhoso e emocionado – disse o sérvio, que se tornou o terceiro jogador, depois de Don Budge e Laver a conquistar quatro Grand Slams seguidos.