Esportes

Calor e clima seco exigem atenção especial dos atletas

Principal recomendação é uma maior incidência na reidratação durante os treinos

Cascavel – Com o inverno terminando oficialmente nas próximas horas para dar início à estação das flores, que neste ano já está sendo chamada de “primaverão” antes mesmo de começar, devido às altas temperaturas registradas até mesmo na estação mais fria do ano, será aberto extraoficialmente amanhã o “projeto verão”, período no qual as pessoas aproveitam o calor para realizar atividades físicas. O “manual do desportista”, entretanto, requer uma atenção especial dos atletas para treinos em períodos de calor e clima seco.

Praticante das modalidades de atletismo há 40 anos e professor de Educação Física há 35 anos, o treinador Wanderley Wyzykowski, comandante de cerca de 50 jovens com idade de 4 a 17 anos na escolinha municipal de atletismo, pelo programa Atleta do Futuro, do Sesi, diz que as recomendações para os iniciantes no esporte são as mesmas para qualquer época do ano e independentemente de idade.

“Primeiramente é preciso realizar exames médicos antes iniciar qualquer atividade física. Depois, é preciso procurar um profissional para realizar a atividade de forma adequada, seja em academia, no ciclismo ou no atletismo”, explica.

Em época de temperaturas elevadas, Wyzykowski recomenda ainda uma maior incidência na reidratação durante os treinos.

“Uma pessoa preparada para uma corrida pode se reidratar a cada três quilômetros ou a cada 15 minutos, mas em um dia de calor excessivo ou para os iniciantes, a reidratação pode ser a cada dois quilômetros. Além disso, é importante que a pessoa se exercite em horários nos quais o calor é mais ameno: no início da manhã e da noite”, ensina.

Preparação

O professor lembra ainda que a participação em provas de pedestrianismo requer uma preparação antecipada e planejada.

“Para uma corrida de cinco quilômetros eu inicio a preparação de meus alunos cerca de 30 dias antes. Isso para que eles tenham condições e ritmo para terminar aquela prova, pois toda corrida requer uma preparação orientada antes, pelo esforço físico que será exigido durante a atividade”, finaliza Wanderley.