Guaporé – Tetracampeão da Fórmula Truck, o paranaense Wellington Cirino quebrou p jejum de vitórias na temporada ao terminar na frente a 8ª etapa de 2015, disputada domingo no Autódromo de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul.
Cirino, que largou em segundo lugar, assumiu a ponta logo na largada ao superar o pole position Djalma Fogaça, e não deu chances a André Marques, que ficou na segunda posição durante todas as duas fases da antepenúltima prova do ano. Esta foi a 25ª vitória dele na Truck.
Depois de fazer a pole – sua primeira após quase dez anos – na manhã de domingo, Fogaça já demonstrava preocupação com o tempo, que não estava tão frio quanto no sábado à tarde, o que atrapalhou o rendimento do seu caminhão Ford. E a quase certeza do experiente piloto se comprovou logo na largada, quando ele foi ultrapassado por Cirino, Marques, Paulo Salustiano e Beto Monteiro.
O forte acidente entre Felipe Giaffone e Beto Monteiro – que precisou de atendimento médico – provocou uma paralisação na primeira fase da corrida, que terminou com Cirino na frente, seguido por André, Totti e Fogaça, pois Salustiano, que estava em terceiro, foi punido pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo por atitude antidesportiva na largada. Com isso, o então líder da Fórmula Truck teve de cumprir uma passagem pelos boxes e caiu para o 12º lugar.
A situação de Salustiano piorou muito e ele abandonou a pista logo no início da segunda fase com problemas no seu Mercedes-Benz. Cirino continuou na frente e mostrou competência e experiência para suportar as investidas de Marques, que ainda luta por sua primeira vitória na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.
Leandro Totti terminou num excelente terceiro lugar e reassumiu a ponta do campeonato. Ele tem agora 303 pontos, contra 287 de Salustiano e 264 de Giaffone.
A próxima corrida da Fórmula Truck, a penúltima da temporada, será dia 8 de novembro, em Cascavel.
(Com informações da coluna Bandeirada)