Esportes

CIE Alice Martelli será "laboratório da Ginástica Rítmica"

Meta é atender cerca de três mil crianças e adolescentes com a iniciação a prática esportiva

Com a assinatura da Lei número 6.925 de 5 de dezembro de 2018, o prefeito Leonaldo Paranhos, o ministro do Esporte Leandro Cruz Fróes da Silva, o presidente da Câmara de vereadores , Gugu Bueno, e o secretário de Cultura e  Esportes, Ricardo Bulgarelli, denominaram como Professora Alice Martelli, o Centro de Iniciação Esportiva, inaugurado ontem(11) a noite, no Bairro Alto Alegre. Paulo Rogério Martelli e João Henrique Martelli, filhos de Alice, e a irmã Andreia Martelli, estiveram presentes à solenidade e foram homenageados.

Para o prefeito Paranhos, o momento foi de "alegria e gratidão" pela dedicação da professora à GR (Ginástica Ritmica), ao esporte e as crianças. "O investimento no esporte é um investimento que tem um retorno muito rápido. E precisávamos de um espaço como este, nesta região. Vamos abrigar aqui a GR, que é uma referência, e aqui será um laboratório desta modalidade, do tênis de mesa e outros esportes. Precisamos de espaços que atraiam as crianças e desperte nelas a vontade de participar de eventos organizados nestes locais", disse o prefeito Paranhos.

O prefeito disse ainda que a obra do CIE também é um espelho do seu governo pelo desafio que representou. "Para homenagear a Alice tinha que ser uma obra como essa porque ela sempre gostou de desafios. E essa obra simboliza também o nosso governo pelos desafios: tínhamos 14 obras paradas", ressaltou, lembrando que o centro de iniciação "simboliza também o respeito que temos com esse segmento, que é a GR".

O secretário Ricardo Bulgarelli, lembrou em seu pronunciamento da dedicação de Alice Martelli, à Ginástica Ritmica. "Hoje é um dia de recompensa. É uma justiça o que este governo faz a esta profissional que dedicou sua vida ao esporte, não apenas na formação do atleta , mas do ser humano" .

O presidente da Câmara de Vereadores, Gugu Bueno, lembrou a forma como Alice Martelli reivindicou a construção do Centro de Iniciação ao Esporte. "Astutamente, ela me convidou para um jantar junto com Ricardo Gomide, então assessor especial do Ministro Aldo Rebelo. Duas mil pessoas ligadas a GR participavam. No meio do jantar ela nos leva para o palco e nos faz assumir o compromisso de que um centro para ginástica para Cascavel. E aqui estamos. O sonho da professora Alice foi realizado e as crianças, adolescentes e jovens serão os maiores  beneficiados", disse o vereador.

O secretário Ricardo Bulgarelli lembrou, em seu pronunciamento, da dedicação de Alice à Ginástica Ritmica. "Hoje é um dia de recompensa. Este governo faz justiça a esta profissional que dedicou sua vida ao esporte, não apenas na formação do atleta, mas do ser humano". 

"Templo da GR"

O ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, destacou a importância do Centro de Iniciação Esportiva no desenvolvimento de crianças e jovens, chamando o CIE de "Templo da GR". "Esse é um equipamento de iniciação esportiva, um equipamento que visa descobrir novos talentos para o esporte brasileiro e também para ser usufruído por toda a sociedade, desde as crianças até a terceira idade", disse o ministro.

Fróes disse ainda que o esporte é uma ferramenta para "educar e formar" cidadãos. "Por isso, temos que ter uma séria política de iniciação esportiva e com uma ampla utilização deste equipamento para cultura, esporte e lazer para toda a sociedade de Cascavel", disse, completando que "daqui sairão grandes campeões da ginástica rítmica, mas sem dúvida alguma, 100% de jovens, crianças e senhoras e senhores com vidas melhores e formações melhores". 

Homenagem

Bastante emocionado, Paulo Rogério Martelli, agradeceu a homenagem feita a sua mãe e lembrou que o CIE era um sonho dela. "Que conhecia ela sabe o quanto ela amava este esporte. A vida dela era este esporte. Lembro quando tudo começou, lá no Eleorodo (Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira), com um tapete de casa mesmo e com poucos alunos, mas com muito amor e carinho. Aos poucos ela foi conhecendo as crianças, a vida daquelas crianças e as coisas foram acontecendo até chegar aqui", disse o filho da Professora Alice, completando que "espero cada um possa cuidar desse ginásio e dessa história linda que é a ginástica; que muitas pessoas possam ter uma vida digna através do esporte que era o que ela sempre quis".

Ao final dos discursos, foi descerrada a placa onde está gravado o nome de Alice Martelli, e em homenagem a ela, atletas da GR, GQ (Ginástica Artística) e Paradesporto fizeram apresentações que encantaram as autoridades e o público que lotou o Ginásio para acompanhar a solenidade.

A professora Alice Marteli nasceu na cidade de Céu Azul. Foi atleta de natação na cidade de Ponta Grossa, antes da GR, e dedicou 33 anos de serviço ao Município de Cascavel, sendo que por 23 anos esteve à frente da Ginástica Rítmica.

Alice esteve lotada como orientadora técnica esportiva na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desde 1993. No período de 1988 até 1992 atuou na Secretaria de Cultura de Cascavel. Na Secretaria de Esportes, destacou-se ajudando e treinando crianças e adolescentes na GR com  o "Projeto Atleta do Futuro". Com mais de 30 anos dedicados aos seus alunos, Alice ajudou na formação de atletas e também de pessoas melhores para a  sociedade cascavelense.

Para cuidar da saúde, Alice Marteli aposentou-se em setembro de 2017 e, neste período, teve o trabalho reconhecido pela Câmara de Vereadores de Cascavel que concedeu a ela a medalha "Osmar Xiquinho Zimmermann", pelos relevantes serviços ao esporte local.

Alice faleceu em maio de 2017, aos 59 anos, vítima de câncer de mama. 

CIE Alice Martelli

O Centro de Iniciação ao Esporte Professora Alice Marteli está localizado na Rua Tarcílio Wagner, 578, no Bairro Alto Alegre, ao lado da Asservel. O projeto de R$ 2.833.150,48, contempla dois mil metros quadrados de área construída, com ginásio poliesportivo, área de apoio, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, refeitório, depósito, academia e sanitários. O ginásio conta com arquibancada para cerca de 170 lugares e estacionamento. A meta é atender mais de três mil crianças e adolescentes por mês.

Os bairros beneficiados pelo CEI são o Coqueiral, Alto Alegre, Parque Verde, Aclimação, Santa Cruz, Paulo Godoy e Pioneiros Catarinense de forma mais direta, porém, está aberto a todos que tiverem interesse nas atividades esportivas.

Início das atividades

As atividades serão oferecidas a partir da segunda quinzena de janeiro, quando retornam as atividades do esporte. Inicialmente o Centro de Iniciação ao Esporte será utilizado pelas modalidades de Ginástica Rítmica, Futsal feminino (juvenil e adulto) e Tênis de Mesa, dando continuidade aos treinos nas respectivas modalidades.

Quem ainda não faz parte das equipes e deseja participar deve ficar atento às datas: a partir de fevereiro serão abertas novas turmas, para crianças a partir de cinco anos e adolescentes de todo o município. 

Informações: setor de iniciação (45) 3902-1713.