Villarreal e Barcelona empataram em 1 a 1 neste domingo, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. O time da casa abriu o placar, com gol do italiano Sansone, após ótima jogada e passe do brasileiro Alexandre Pato, mas Messi empatou, aos 44 minutos do segundo tempo, em cobrança espetacular de falta, na entrada da área.
TEMPO REAL: Acompanhe a descrição dos lances de Villarreal x Barcelona
Depois que levou o gol, logo no começo do segundo tempo, o Barcelona passou a pressionar. Mas a melhor defesa da competição estava conseguindo se manter firme, com ajuda também da trave: aos 28 minutos, Messi chutou colocado e acertou o poste direito do goleiro Asenjo. Aos 29, Neymar tentou uma puxeta, num rebote na área, e mandou por cima, para fora.
O time catalão reclamou dois pênaltis, em lances muito próximos. Aos 27, a bola bateu no braço de Bruno, depois de chute de Messi, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 32, Victor Ruiz caiu com o braço sobre a bola dentro da área, mas o árbitro marcou falta do ataque do Barcelona.
Já no fim do jogo, Messi foi derrubado na meia-lua. Ele mesmo cobrou a falta, com incrível precisão: bola no ângulo superior direito do goleiro, que apenas olhou, sem poder reagir: 1 a 1.
O primeiro tempo também foi movimentado, com o Villarreal um pouco melhor e mais presente no ataque. Na volta do intervalo, logo aos 4 minutos, Pato puxou contra-ataque veloz, invadiu a defesa do Barcelona e rolou com açúcar para a conclusão de primeira, em chute cruzado, de Sansone.
TABELA: Jogos e classificação do Espanhol
Com o resultado, o Sevilla, que goleou o Real Sociedad, fora de casa, por 4 a 0, assumiu a vice-liderança do Espanhol, quatro pontos atrás do líder, Real Madrid, que no sábado fez 5 a 0 no Granada. O Barcelona é o terceiro, a cinco pontos do Real, e com um ponto de vantagem sobre o Atlético de Madrid, quatro colocado. O Villarreal está em quinto.
O estádio do Villarreal, onde foi disputado o jogo, ganhou um novo nome neste domingo. Após a implantação de telas de LED na parte exterior, chama-se agora “Estádio da Cerâmica”, em referência à região da cidade, Castellón, que é conhecida pela produção de azulejos e cerâmicas. O nome também se refere às empresas que patrocinaram o projeto.
JEJUM DE NEYMAR
Apesar de vir se destacando nas assistências (tem seis passes para gol, é líder do quesito no time), Neymar segue em seu jejum de gols pelo Barcelona. A seca do atacante aumentou para 11 jogos, ou, mais precisamente, 973 minutos. É o maior período dele sem marcar, desde que chegou ao clube, em agosto de 2013.