RIO – A onda retrô dos antigos LPs já dá resultados financeiros. Reportagem do jornal britânico ?Independent? mostra relatório da consultoria Deloitte que sugere que as vendas dos discos de vinil devem ultrapassar US$ 1 bilhão em 2017, o que não ocorria desde os anos 80.
A estimativa é que 2017 seja o sétimo ano seguido de crescimento das vendas em dois dígitos diante da moda de retorno aos discos. Há uma década, a avaliação era sobre o fim dos LPs. Agora, a Deloitte prevê aumento de 15% a 18% das vendas físicas de música este ano.
Diretor de tecnologia, mídias e telecomunicações da Deloitte, Paul Lee afirmou ao ?The Independent? que, apesar da ampla presença dos serviços streaming de música, ?consumidores estão escolhendo comprar algo tangível e nostálgico?. Apesar disso, no entanto, esta não deve ser uma grande fonte de recursos para o setor, segundo ele.
?O futuro da música, tanto de uma perspectiva de receita quanto de consumo, é digital, e é onde o foco da indústria deve estar?, disse Lee ao jornal.