Cascavel - De um traço, nasce uma obra de arte. De uma costura, uma peça única de artesanato. Foi assim que a tarde desta quarta-feira (6) ganhou tons artísticos no Centro Cultural Gilberto Mayer e no Teatro Municipal Sefrin Filho, que recebeu três oficinas gratuitas promovidas por artistas e pela Secretaria de Cultura. Na programação, aulas de pintura e costura movimentaram o espaço e despertaram talentos.
A “Oficina de Pintura em Tela – Autorretrato inspirado em Frida Kahlo” foi conduzida pela artista plástica e curadora Maria Vieira. Para ela, o autorretrato vai além da técnica.
“O fato da pessoa se retratar é um gesto de amor. Eu estou me retratando, fazendo um desenho meu, e isso é importante porque eleva a autoestima. É bom aprender a gostar da sua própria imagem, gostar de você, da sua fisionomia, do que está vendo ali. Esse é o primeiro passo para compreender a importância do autorretrato”.
A proposta da oficina chamou a atenção de Luísa de Sousa. “Me motivou porque eu gosto bastante de artes. Não que eu seja boa, né? Mas gosto mesmo assim. Acho importante levar cultura para outras pessoas de forma gratuita. Tô gostando bastante!”. celebra.
Para a Daiane de Paula, a oficina também foi uma surpresa positiva. “É um aprendizado, né? Arte é muito bom, a gente se liga à arte, aprende a pintar. Estou gostando muito. Achei interessante essa proposta do autorretrato”.
A oficina de pintura fez tanto sucesso que foi necessário abrir uma turma extra, comandada pela artista plástica e curadora Vera Ritter. Ainda no Centro Cultural Gilberto Mayer, também foi dia do workshop de costura “A Bolsa de Frida”, que une arte, história e expressão pessoal, sob a condução da artista plástica Regina Sganzerla, de Cafelândia. A atividade visa a criação de bolsas artesanais inspiradas na estética vibrante e simbólica da pintora mexicana Frida Kahlo.
Fonte: Secom