
A cidade de Rio Verde, em Goiás, é o centro das atenções do automobilismo nacional neste fim de semana. O Autódromo Acelera Rio Verde recebe dois dos mais importantes eventos da temporada: a Etapa Única do Turismocross Brasil e a 2ª Etapa do Autocross Brasil. As atividades tiveram início nesta quinta-feira (17), com a realização dos treinos livres, que já deram uma amostra do nível técnico das disputas.
Na categoria Turismocross, o primeiro treino foi marcado pelo melhor tempo do piloto Rafael Zanini, de Luís Eduardo Magalhães (BA), que fechou sua melhor volta em 1:03.893. A sessão também teve momentos de tensão, como o forte acidente envolvendo Rafael Mandacari, piloto da casa. Apesar do impacto, ele não sofreu lesões. O atual tricampeão brasileiro Jorge Marques, que não participou do primeiro treino, voltou à pista na segunda sessão e mostrou por que é um dos favoritos ao título. Com um tempo de 1:02.724, foi o mais rápido da sessão, seguido de perto por Zanini, apenas um décimo mais lento.
O terceiro e último treino da Turismocross, realizado à noite e sob condições de pista bastante diferentes, trouxe uma nova surpresa. O baiano Chico Moreno, também de Luís Eduardo Magalhães, cravou o melhor tempo da categoria, com 1:01.783, enquanto Jorge Marques novamente ficou em segundo, com diferença de apenas um décimo. A evolução dos tempos mostra que a disputa pelo título está completamente aberta e deve proporcionar grandes emoções ao público.
No Autocross, o domínio nos treinos livres foi do mato-grossense Ricardo Rotilli, de Tangará da Serra. No primeiro treino, ele foi o mais rápido com 1:00.758. No segundo, melhorou ainda mais e marcou 59.089. Já no terceiro treino, realizado à noite, Rotillinovamente liderou a sessão com 59.339, confirmando a boa fase e mostrando que está disposto a repetir os bons resultados conquistados na temporada passada.
Outros nomes importantes da categoria também estiveram em destaque. O líder do campeonato, Willian Cancelier, da Bahia, fechou o primeiro treino em quarto lugar e, nas sessões seguintes, manteve-se constante na terceira posição. O atual campeão brasileiro Reck Jr., que teve dificuldades no primeiro treino ao marcar apenas o 13º tempo, reagiu bem na segunda sessão subindo para quinto. No entanto, voltou a enfrentar problemas no último treino, finalizando apenas com o 10º melhor tempo.
A programação desta sexta-feira (18) promete movimentar ainda mais o autódromo. A Turismocross realiza seu treino classificatório às 13h, com a primeira bateria às 15h e a segunda às 17h30. Todas as disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal VNT Brasil TV no YouTube. Na sequência, a categoria Autocross entra em ação com o classificatório às 16h15 e a primeira corrida às 19h, com transmissão ao vivo não apenas pelo YouTube (VNT Brasil TV), mas também pelos canais BandSports, BRTV Max (canal 200 da parabólica digital), Racer Brasil, High Speed TV (YouTube) e Parc FerméTV, canal italiano especializado em automobilismo.
O evento é uma realização da Associação Nacional de Velocidade na Terra (ANVT), com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), apoio da Prefeitura de Rio Verde e patrocínio de empresas como UPL, Inpasa, Iguaçu Máquinas/John Deere, NPP by UPL, Petronas, Fertimig, FG Empreendimentos, TMG e Carvalima.
O público de Rio Verde e os amantes do automobilismo nacional podem esperar fortes emoções nas disputas deste fim de semana. As máquinas já mostraram que estão prontas, os pilotos demonstraram que vieram para brigar pelo lugar mais alto do pódio e a pista goiana será palco de mais um capítulo eletrizante da velocidade na terra.