POLÍTICA

Informe da Redação

Presidente no Oeste

Brasil - O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), cumpriu agenda nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Toledo nesta semana. Durante a visita, Curi destacou os avanços promovidos em parceria com o Governo do Estado e a importância de se fazer política com foco nas pessoas.

Licitação suspensa

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná suspendeu uma licitação de R$ 5 bilhões do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), dividida em 10 lotes, que previa a manutenção e conservação do pavimento das rodovias sob responsabilidade do Governo do Estado. O conselheiro Augustinho Zucchi atendeu ao pedido feito pela empresa Infravia que elencou mais de uma dezena de supostas ilegalidades no certame ao pedir a suspensão da licitação.

Consenso

O MDB já formou um consenso sobre a chapa que será eleita na eleição do partido no próximo dia 26. O deputado federal Sérgio Souza será aclamado presidente da legenda, tendo Renato Adur como vice, Flávio Zanrosso como secretário-geral e Anibelli Neto, que preside hoje o MDB, será o tesoureiro. A chapa vai comandar o partido pelos próximos dois anos.

MDB e PSD

Após a eleição, fontes já informaram que Souza vai se reunir com o governador Ratinho Junior (PSD) para afinar a costura político eleitoral para a eleição do ano que vem. O MDB deverá andar de mãos dadas com o candidato do PSD em 2026 — escolhido pelo governador. A legenda tem como projeto político eleger três deputados federais e até cinco estaduais e para isso vai cobrar de Ratinho ajuda na montagem da chapa.

Contra Ana Julia

Com o argumento de que vem sofrendo ataques de ordem pessoal, o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) entrou com uma representação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná contra a deputada estadual Ana Júlia (PT). Arruda diz que Júlia o vem caluniando com falsas informações. A tensão entre os dois iniciou após Ana Júlia pedir a saída de Arruda da Comissão de Constituição e Justiça por faltar a cinco sessões consecutivas.

Promoção pessoal

As redes sociais mantidas pelo poder público devem conter apenas informações educativas ou de orientação social e, portanto, não podem conter nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de gestores ou servidores daquele órgão. Este é o teor da decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em um processo de denúncia formulado contra uma prefeitura do Paraná.

Quaest nas ruas

Uma nova rodada da pesquisa Quaest está nas ruas. Desde ontem (10) até domingo (13), entrevistadores estão nas ruas do país ouvindo mais de 2.000 brasileiros sobre a popularidade do presidente Lula. Há um clima de otimismo dentro do Palácio do Planalto quanto ao resultado da pesquisa impulsionado, principalmente, pela campanha digital sobre a crise do IOF.

Comissionados no STF

A Câmara dos Deputados aprovou a criação de 160 funções comissionadas no quadro de pessoal do Supremo Tribunal Federal. As funções serão ocupadas nos gabinetes dos ministros da Corte. A proposta agora segue para o Senado. As funções criadas são no valor de R$ 3.256,70. Ao apresentar o projeto, o STF argumentou que as funções ajudarão a reter servidores mais qualificados, para auxiliar os juízes nos processos que tramitam na Corte.