POLÍTICA

Informe da Redação

Não vai à audiência

Brasil, Cascavel e Paraná - O presidente da Celepar, André Gustavo Souza Garbosa, não vai comparecer à audiência proposta por Sergio Moro (União Brasil) na Comissão de Fiscalização e Transparência do Senado Federal. Ele foi um dos convidados para discutir a futura privatização da Celepar. Garbosa explicou que está em viagem de férias com a família e que já comunicou ao Senado Federal sobre a indisponibilidade e se colocou à disposição para comparecer à reunião.

Aumento de deputados

O presidente Lula não vai sancionar o projeto que eleva o número de deputados federais. O chefe do Executivo admitiu a decisão a ministros e aliados em meio ao embate com o Congresso Nacional sobre o aumento do IOF. O texto, aprovado pela Câmara e pelo Senado na semana passada, aumenta em 18 o número de deputados federais e pode gerar custo adicional de até R$ 150 milhões ao ano.

MDB com Souza

O MDB deve selar ainda nessa semana o nome do deputado federal Sergio Souza para a presidência do partido no Paraná pelos próximos dois anos. Segundo informações, Renato Adur será mantido na vice-presidência e o atual mandatário, o deputado estadual Anibelli Neto, vai ter outra função na executiva estadual. No dia 26 de julho o partido faz a convenção estadual para homologar a chapa única.

MDB em 2026?

Anibelli, que buscava o terceiro mandato, abriu mão da candidatura diante da ofensiva de quase toda a executiva. Um dos motivos teria sido a sinalização que Anibelli fez de que o MDB caminharia junto com Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, na eleição de 2026 ao Palácio Iguaçu. Alguns emedebistas consideraram que Anibelli antecipou o movimento político sem consultar o MDB.

Saúde

O Ministério da Saúde reabriu o prazo para que estados e municípios manifestem interesse na retomada e regularização de obras e serviços de engenharia voltados à saúde. A medida integra o Pacto Nacional pela Retomada de Obras na Educação e Saúde e permite a conclusão de unidades básicas de saúde, UPAs, CAPS, academias da saúde, entre outras estruturas.

Testemunha

O senador Sergio Moro (União Brasil) será testemunha de defesa do delegado da Polícia Civil Carlos Henrique Rossato Gomes, acusado de difamação por ter chamado o então candidato Lula (PT) de “ladrão”, durante um evento na campanha eleitoral de 2022. A ação é movida pelo Ministério Público Eleitoral na cidade de Paranavaí.  Na época, o delegado KIQ, como é conhecido, era prefeito de Paranavaí.

Liberdade de expressão

Moro se ofereceu para ser testemunha de defesa do ex-prefeito na audiência, que será realizada no Fórum Eleitoral de Paranavaí, no dia 18 de agosto. Para o senador, o processo é abusivo porque viola a liberdade de expressão dos brasileiros.

Americano presidente

O sindicalista Roberto Leal Americano foi eleito no domingo (6), para presidente do PT de Cascavel. Ele somou 319 votos contra 62 do candidato Felipe, que também disputava à presidência da Executiva Municipal no PED (Processo de Eleição Direta), que foi realizado em todo o Brasil no domingo.

Folador em Curitiba

O recém-nomeado secretário de Obras de Cascavel, Severino Folado embarcou ontem (7), para Curitiba. Segundo ele, o principal objetivo da viagem à capital é buscar captar recursos para a realização da obra da marginal na BR-277, na saída para Foz do Iguaçu. Folador disse também que iniciou a sua gestão na pasta cobrando as empresas por obras do setor que estão paralisadas.