Cotidiano

Deputados se revezam em discurso a favor e contra impeachment

Abertura da discussão do processo de impeachment da presidente foi na manhã desta sexta

Brasília – O início da votação para abertura de processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseeff começou na manhã desta sexta-feira (15), no plenário da Câmara dos Deputados. A votação propriamente dita ocorrerá no domingo, à tarde, e será oral, quando cada deputado será chamado ao centro do Plenário para declarar o seu voto.

Depois da abertura da sessão, nesta sexta, foram destinados 25 minutos para os autores da denúncia contra a presidente, por suposto crime de responsabilidade, e mais 25 minutos para a defesa.

Após defesa e acusação, iniciaram os pronunciamentos dos líderes dos 25 partidos com representação na Câmara. Cada legenda terá uma hora para falar, tempo que será dividido por até cinco parlamentares.

Os líderes, com tempo proporcional ao tamanho da bancada, vão poder falar em qualquer momento da sessão, durante os três dias destinados à votação do processo de impeachment.

No domingo, a sessão será aberta às 14h, com a fala dos líderes e, logo em seguida, começa o encaminhamento da votação, quando será aberta a votação e a orientação de bancadas. Nessa fase, os líderes terão um minuto para orientar os deputados.