Brasil - A Mercedes-Benz apresenta o Concept AMG GT XX, programa tecnológico pioneiro que oferece uma prévia para um futuro automóvel esportivo de quatro portas da Mercedes-AMG. Com três motores de fluxo axial e uma inovadora bateria de alto desempenho, a marca de Affalterbach oferece um conceito de propulsão revolucionário que reúne uma série de soluções técnicas destinadas a equipar os futuros automóveis desenvolvidos com a plataforma elétrica de alto desempenho da marca: AMG.EA (AMG Electric Architecture).
Na história de quase 60 anos da marca Mercedes-AMG, o sistema de propulsão sempre foi o coração do veículo, sem exceção. A equipe de Affalterbach dá continuidade a essa tradição com o Concept AMG GT XX, que estreia uma tecnologia de tração revolucionária por meio do inovador motor de fluxo axial.
Propulsão
A base tecnológica foi originalmente desenvolvida pela especialista britânica em motores elétricos YASA – uma subsidiária 100% da Mercedes-Benz AG. Para a aplicação no Concept AMG GT XX e, futuramente, nos modelos de produção em série, o conceito foi levado a um novo patamar de desempenho. Isso foi possível graças à colaboração entre a Mercedes-AMG e os especialistas da YASA. Os engenheiros de performance de Affalterbach também desenvolveram o software da estratégia de operação, que utiliza de forma ideal o alto desempenho dos motores neste veículo-laboratório tecnológico. Os motores elétricos inovadores proporcionam alta potência em um pacote extremamente compacto e entram em produção em série na Mercedes-AMG futuramente.
Com um pico de potência superior a 1.000 kW, o Concept AMG GT XX é capaz de atingir velocidades máximas acima de 360 km/h. Em combinação com a nova bateria de alta performance, os três motores de fluxo axial alcançam um novo nível, especialmente em relação à potência contínua. Isso permite que o modelo seja levado ao limite repetidamente, oferecendo um nível de desempenho sustentado antes considerado quase impossível no universo da mobilidade elétrica até hoje.
A bateria permanece dentro de uma faixa ideal de temperatura mesmo em condução intensa, o que possibilita não apenas alto desempenho em pista, mas também carregamento ultrarrápido. O veículo-conceito pode recarregar energia para cerca de 400 quilômetros de autonomia (WLTP) em cerca de cinco minutos. Após a parada para recarga, o veículo pode entregar potência total imediatamente – uma capacidade sem precedentes.
Potência
Os três motores elétricos inovadores garantem um desempenho excepcional no Concept AMG GT XX, com uma potência de pico superior a 1.000 kW (>1.360 hp). Os motores estão integrados em duas Unidades de Propulsão Elétrica de Alta Performance (HP.EDU) – uma no eixo dianteiro e outra no traseiro.
A unidade HP.EDU traseira abriga dois motores de fluxo axial, cada um com um conjunto compacto de engrenagens planetárias e um inversor, tudo em um único invólucro. Os motores e as transmissões são resfriados a óleo. Para economizar ainda mais espaço, a unidade de controle das bombas hidráulicas, com filtros de sucção, também está integrada ao módulo traseiro. Já os dois inversores (um para cada motor) são resfriados a água. O uso de carboneto de silício (SiC) proporciona vantagens significativas em aplicações que exigem alta tensão, corrente elevada, altas temperaturas e excelente condutividade térmica.
Na parte dianteira, compõem o conjunto um motor de fluxo axial, uma transmissão com engrenagem reta e um inversor. Esse motor elétrico dianteiro atua como motor auxiliar (booster): ele entra em ação apenas quando é necessário fornecer potência ou tração adicional às rodas dianteiras. Quando não é necessário, uma Unidade de Desacoplamento (DCU) o desconecta. Durante acelerações e processos de recuperação de energia, a DCU acopla novamente o motor para máximo desempenho. Em velocidades constantes, com carga reduzida ou em modo de rodagem por inércia (coasting), ela se desacopla, reduzindo perdas por arrasto e aumentando a eficiência.
Processos de produção
Os motores de fluxo axial são produzidos na unidade da Mercedes-Benz em Marienfelde, na região de Berlim. Essa planta é há décadas uma parte essencial da rede global de produção de powertrains da Mercedes-Benz, sendo responsável por diversos componentes de propulsão. A fabricação dos motores de fluxo axial em Marienfelde envolve cerca de 100 processos de produção — aproximadamente 65 deles são inéditos para a Mercedes-Benz e 35 são inéditos mundialmente. Grande parte dessas tecnologias de produção foi desenvolvida internamente pela Mercedes-Benz, resultando em mais de 30 pedidos de patente.
Inspirada na Fórmula 1
A Bateria Elétrica de Alta Performance (High Performance Electric Battery) do Concept AMG GT XX é um projeto completamente novo entrega elevada potência com repetibilidade excepcional, assegurando o desempenho superior do veículo. Essa capacidade é combinada com rápida absorção de energia e alta densidade energética.
O grande destaque é o projeto completamente novo das células de bateria, desenvolvido para suportar níveis de desempenho extremamente elevados. O Concept AMG GT XX utiliza células cilíndricas, com formato notavelmente alto e estreito. Esse formato oferece diversos benefícios para o resfriamento: o pequeno diâmetro reduz a distância entre o núcleo da célula e seu invólucro, o que facilita a dissipação rápida do calor gerado sob carga e mantém cada célula na faixa ideal de temperatura.
As células individuais são agrupadas em módulos soldados a laser, com foco total no desempenho. O resfriamento direto das células é integrado aos módulos para assegurar dissipação térmica ideal. Um fluido refrigerante de alta tecnologia — à base de um óleo eletricamente não condutivo — circula em torno de cada célula individualmente, mantendo a temperatura ideal.