LONDRES ? Especialistas em segurança e em aviação sugerem que a queda do avião da Egyptair que voava de Paris para Cairo pode estar relacionada a uma explosão a bordo, possivelmente de um artefato, informa o site britânico ?Independent?.
Há informações contraditórias sobre se o avião enviou ou não sinal indicando pedido de socorro. O especialista em aviação Julian Bray disse que a falta de um alerta indica que a aeronave sofreu uma ?falha catastrófica?, provavelmente como resultado de uma explosão.
? Teria que ser uma falha castarófica porque tudo parou e eles não tiveram tempo de enviar uma mensagem ? observou. ? Foi na parte mais profunda do Mediterrâneo.
Will Geddes, diretor de segurança provada da International Corporate Protection, sugere cautela antes de falar em atentado somente porque o avião decolou de Paris, onde houve atentados recentes. Mas também não descarta um ataque, já que uma explosão não causa necessariamente a destruição completa do avião.
? Não precisaria ser um artefato grande para causar a despressurização da cabine.
O piloto comercial Chris McGee disse à TV britânica que apenas duas circunstâncias que não permitem ao piloto contactar a torre de controle.
? Uma é a intervenção humana, o que é algo muito, muito incomum. A outra é ter ocorrido alguma na cabine e que tenham ficado tão ocupados, que tivessem que lidar primeiro com o que estava acontecendo. A primeira coisa que aprendemos é primeiro fazer o avião voar, lidar com o problema e então comunicar. Se está com as mãos ocupadas, possivelmente seria por isso que não teria contactado o controle de tráfego aéreo.