POLÍTICA

'Novo pedágio': Observatório da Fiep acompanha todas as obras e prazos

Descubra o Fiep e seu Observatório dos Pedágios para promover transparência nas concessões de rodovias no Paraná - Foto: Divulgação
Descubra o Fiep e seu Observatório dos Pedágios para promover transparência nas concessões de rodovias no Paraná - Foto: Divulgação

Curitiba e Paraná - A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) realiza, na próxima terça-feira (10), o lançamento oficial do Observatório dos Pedágios. Desenvolvido pelo Sistema Fiep, o Observatório dos Pedágios é uma plataforma digital criada para permitir mais transparência e controle social sobre os novos contratos de concessão de rodovias no Paraná. A ferramenta permite o acompanhamento detalhado das obras previstas e seus respectivos prazos para execução, análise de documentos contratuais, visualização de mapas georreferenciados, simulações de tarifas e monitoramento de fluxo de veículos nas estradas concedidas.

Organizada em seis módulos, a plataforma cobrirá os seis lotes de concessões. Oferece, ainda, filtros por tipo de obra, localização e prazo contratual. Com a adoção futura de inteligência artificial na plataforma, o Observatório dos Pedágios também permitirá consultas dinâmicas, facilitando o acesso às informações por cidadãos, empresas e gestores públicos.

As concessões do Paraná têm um prazo de 30 anos a partir da chamada Data de Assunção, que é a assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens após o início dos contratos. No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destas de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 60 bilhões durante as três décadas de contrato.

Lotes 1 e 2

Os contratos dos dois primeiros lotes estão em vigência desde janeiro de 2024. O lote 1 é operado pelo Grupo Pátria, que arrematou o trecho em um leilão em agosto de 2023. A concessionária deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

O lote 2, por sua vez, foi leiloado em setembro de 2023 e teve como vencedor o Grupo EPR, o mesmo que irá gerir o lote 6. O investimento nele será de R$ 10,8 bilhões, com obras nas rodovias BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

Lotes 3 e 6

Já os contratos com as concessionárias que operam os lotes 3 e 6 passaram a valer em abril deste ano. Com cerca de 570 quilômetros de extensão, o Lote 3 será gerido pelo Grupo Motiva (antiga CCR S.A). Ele integra o chamado Corredor Norte, que conecta o Interior do Paraná ao Porto de Paranaguá, além de integrar o Estado com Santa Catarina e São Paulo.

Arrematado pelo Grupo EPR, o lote 6 é o maior projeto rodoviário do pacote de concessões rodoviárias paranaense. Ele deve receber R$ 20,2 bilhões para obras de duplicações em 70% dos trechos das rodovias, além de faixas adicionais, vias marginais e contornos ao longo de 662,1 quilômetros, passando por trechos das BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

Lotes 4 e 5

Complementando a concessão, serão leiloados os lotes 4 e 5 ainda nesse ano. O lote 4 tem 627,52 quilômetros de extensão e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho passa pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, conectando tanto a fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.

Complementando o projeto de concessões, o lote 5 abrange 430,7 quilômetros das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317. As estradas cruzam as regiões Oeste e Noroeste, também facilitando a ligação entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul com o Paraná.