
Intitulada “JR au Louvre”, a instalação em Paris ficará visível até 27 de junho. Para atingir o efeito visual esperado – que “camufla” a pirâmide se vista de determinados ângulos – o artista francês montou um verdadeiro quebra-cabeças. A megafoto foi montada com 603 peças em forma de losango e 70 triangulares, seguindo o formato de cada um dos painéis de vidro, que formam a estrutura de 20 metros de altura, projetada nos anos 1980 pelo arquiteto I. M. Pei.
Instalações com fotos gigantes são a especialidade do artista, que começou como grafiteiro nas ruas de Paris nos anos 1990. Suas exposições monumentais, geralmente a céu aberto, costumam retratar cenas do cotidiano e personagens marginalizados de centros urbanos de países como França, Quênia, Israel, Palestina, Cuba, Estados Unidos e Brasil.
Um dos pontos altos da carreira de JR, inclusive, se deu no Rio de Janeiro. Em 2008, ele transformou a comunidade do Morro da Providência em uma galeria de arte a céu aberto, cobrindo fachadas de casas e escadarias com megafotos de rostos de moradoras, na instalação “Women are heroes”.