POLÍTICA

Informe da Redação

Brasil - Corrida eleitoral

O Instituto Neokemp telecomunicações, divulgou um levantamento sobre o cenário eleitoral do Paraná em 2026. A pesquisa aponta, em dois cenários, o senador Sérgio Moro (União Brasil) como favorito para assumir o Governo do Paraná a partir de 2027. Moro apresenta uma boa vantagem em relação aos demais colocados, como Rafael Greca (PSD), Alexandre Curi (PSD) e Requião Filho (sem partido).

Cenário I

No primeiro cenário, Moro aparece com 36,6% das intenções de voto, seguido do deputado estadual Requião Filho com 12,2%. O terceiro colocado é Rafael Greca, atual Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, com 11,0%. Na sequência estão Cida Borghetti (PP), com 4,2%, Ênio Verri (PT), com 3,7%, e Guto Silva (PSD), com 3,3%. Indecisos somam 18,8%, e brancos e nulos, com 10%.

Cenário II

No segundo cenário, Moro aparece com 33,4% dos votos. Na sequência, Rafael Greca, Requião Filho e o deputado estadual Alexandre Curi aparecem tecnicamente empatados (12,1%, 11,9% e 10,2%, respectivamente). Completam o segundo cenário da pesquisa o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, com 8,1%, e Ênio Verri, com 4,6%. Indecisos somam 12,9%, e brancos e nulos somam 6,7%.

Ratinho lidera

A Neokemp divulgou também um cenário de intenção de voto para o cargo de Presidente da República envolvendo eleitores do Paraná. Na pesquisa, o governador Ratinho Junior (PSD) aparece como favorito entre os eleitores paranaenses. Ratinho Júnior lidera as intenções de voto com 35,5%, seguido de Tarcísio de Freitas, com 21,0%. Lula aparece em terceiro colocado, com 20,4%. Completam o cenário Ciro Gomes, com 3,9%, Romeu Zema, com 2,3%, e Ronaldo Caiado, com 0,5%.

MDB e Republicanos

Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do Republicanos, Marcos Pereira avançaram nas conversas sobre a possibilidade de formar uma federação partidária entre as duas siglas. O movimento ganhou força depois que o União Brasil e o PP anunciaram a federação. A ideia é “equilibrar o jogo”. Se a federação se consolidar, reunirá 88 deputados federais e 15 senadores. Na federação, os partidos devem manter-se unidos por 4 anos.

Mais deputados

Com a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei complementar que amplia o número de deputados federais, o Estado do Paraná poderá ter mais um deputado federal e também mais um estadual. Assim, a bancada federal passaria dos atuais 30 parlamentares para 31. Na Alep, o número de cadeiras passaria de 54 para 55. O texto ainda será analisado pelo Senado Federal e se aprovado, o número de deputados federais passará dos atuais 513 para 531 a partir das eleições de 2026. O impacto da medida é de cerca de R$ 64,6 milhões por ano.

Expulso do MBL

O MBL (Movimento Brasil Livre) anunciou a expulsão do vereador de Curitiba João Bettega (União Brasil) dos quadros do movimento. A decisão marca a primeira expulsão pública de um parlamentar com mandato vinculado ao grupo. A medida foi acompanhada da exoneração coletiva de todos os assessores e estagiários do gabinete de Bettega na Câmara de Curitiba. Segundo o movimento, o mandato foi prejudicado por atitudes consideradas individualistas, improdutivas e incompatíveis com os valores do MBL.

Governador do Oeste

O governador do Paraná Ratinho Junior cumpre agenda em Assis Chateaubriand, nesta quinta-feira (8). O governador participa da entrega 371 casas dentro do programa Casa Fácil Paraná. No mesmo evento, o governador entrega obras de ampliação da rede de coleta e da Estação de Tratamento de Esgoto, fruto de um investimento de R$ 65 milhões da Sanepar.