POLÍTICA

Informe da Redação

Bolsonaro na frente, outra vez!

Brasil - Nova sondagem da Paraná Pesquisas divulgada ontem (22) mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente na corrida presidencial de 2026. Segundo a pesquisa, o ex-presidente, que está inelegível, venceria Lula (PT), tanto no primeiro quanto no segundo turnos. Sem Bolsonaro, Lula vence em todos os cenários.

Ratinho na disputa

Em um dos cenários, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece em segundo lugar. Lula aparece em primeiro com 33,3% das intenções e o governador do Paraná na sequência, com 16,2%, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 14,2%, Ronaldo Caiado (União Brasil) com 8,7%, Eduardo Leite (Sem partido) com 4,9% e Elder Barbalho (MDB) com 1,3%. Indecisos e nulos somam 21,4% nesse cenário.

Todos vencem Lula

A Paraná Pesquisas testou o nome de Lula contra três possíveis candidatos da direita em cenários hipotéticos de segundo turno: Bolsonaro, Michelle e Tarcísio. Os resultados mostram que o petista perde para o ex-presidente, que tem 5,6 pontos de vantagem nessa simulação, e ficaria atrás na margem de erro com a ex-primeira-dama e com o governador de São Paulo.

Comitiva ao Vaticano

O presidente Lula (PT) convidou os presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) para integrarem a comitiva brasileira que acompanhará o velório e o enterro do papa Francisco, em Roma. Os três aceitaram o convite. O grupo deve embarcar na quinta-feira (24).

Atraso na anistia

A morte do papa Francisco pode atrapalhar a pressão planejada pela oposição para que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), paute o projeto da anistia. Isso porque Lula e Motta estarão no Vaticano, para participar do velório do Santo Padre. Com a viagem, Câmara deverá ter mais duas semanas esvaziadas. Isso porque, na semana que vem, ainda há o feriado de 1º de maio, na quinta-feira — dia em que, tradicionalmente, acontecem as reuniões de líderes.

Prefeitos alocados

Quase uma quinzena de ex-prefeitos que encerraram os mandados em 2024 já foram abrigados no Palácio Iguaçu. E a listagem pode aumentar. Praticamente todos têm o mesmo objetivo: ocupar o cargo até abril de 2026, quando devem descompatibilizar da função no governo para disputar a eleição.

Escalões

Os primeiros contemplados foram os ex-prefeitos das cidades maiores, nomeados para o primeiro escalão, em algumas secretarias estratégicas. Na sequência, vieram nomeações na Casa Civil e no Porto de Paranaguá. No entanto, alguns ex-prefeitos ainda aguardam um espaço no governo, como Márcio Rauber (Marechal Cândido Rondon), Roberto Justus (Guaratuba) e Cleber Fontana (Francisco Beltrão).

Recontagem no Comercial

O Conselho Deliberativo da Associação Atlética Comercial de Cascavel aprovou a recontagem dos votos da eleição realizada em 12 de abril. A decisão foi tomada após pedido de impugnação apresentado por uma das chapas concorrentes. Dos 65 conselheiros, 39 participaram da reunião. Desses, 30 votaram a favor da recontagem. A recontagem deve ocorrer ainda nesta semana.

Um voto

Na eleição, a chapa “Comercial Família Sempre” obteve 949 votos, e a chapa “Renova Família Comercial” ficou com 948. A diferença foi de um voto. Também foram registrados 12 votos entre brancos e nulos. No Conselho Fiscal, houve empate entre as duas chapas, com 946 votos cada. Conforme o Estatuto, foi considerada eleita a chapa que possui o associado com registro mais antigo. Neste caso, a vitória ficou com a chapa “Comercial Família Sempre“.