Cotidiano

PF faz operação contra pedofilia no litoral paulista

SÃO PAULO. A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira operação em Praia Grande, na Baixada Santista (SP), para identificar suspeitos de produzir e distribuir na internet grande quantidade de arquivos contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Segundo as investigações, que começaram em janeiro passado, o conteúdo foi distribuido a um site internacional. A operação, realizada pela Polícia Federal de Santos, foi batizada de Resgate.

Cinco endereços, onde estariam fontes de compartilhamento do material, são alvos de busca e a Justiça Federal decretou a prisão de quatro pessoas, que são suspeitas de estuprar crianças do seu convívio. Os suspeitos devem responder por crimes de estupro de crianças e adolescentes, previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

No ano passado, a Polícia Federal prendeu em flagrante 12 homens, com idades entre 23 e 52 anos, nas cidades de São Paulo, Sorocaba e Itapetininga, também acusadas de distribuir grande quantidade de arquivos contendo abuso sexual de crianças e adolescentes na internet. Um dos presos estava compartilhando material no momento da chegada da equipe policial.

Em 2015, a Polícia Federal descobriu uma rede internacional de pedofilia, com a participação de cerca de 120 homens, 70 deles fora do Brasil. Todos armazenavam ou compartilhavam material pornográfico infantil e alguns estupravam e produziam o próprio material, segundo a Polícia Federal. Vinte sete pessoas foram presas em 13 estados.