Cascavel Começaram a ser entregues ontem pelos Correios os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Cascavel. Mais de 140 mil contribuintes vão receber a cobrança até 12 de abril, que pode ser quitada à vista ou parcelada.
Conforme o secretário de Finanças Renato Segalla, a receita estimada para 2017 é de R$ 44 milhões. A prefeitura também fará um trabalho diferenciado com os inadimplentes. Somente no ano passado, deixou-se de receber R$ 10 milhões em IPTU, o que representa 29% do total de contribuintes. Nesse ano, vamos agilizar os procedimentos de cobrança de ativos e também dos que estão em estoque, com ações que tempestivamente vamos anunciar para reduzir os índices de inadimplência, relata Renato. A previsão é de que com as novas medidas a serem adotadas pelo município, o número de inadimplentes não seja maior que 10%.
O gerente de atividades externas dos Correios para a região Oeste, Ailton de Abreu, lembra que quem não receber o carnê em casa deve procurar a prefeitura para retirá-lo. Com o trabalho de otimização e aperfeiçoamento feito a cada ano, com o apoio de 56 carteiros, a previsão é de que até a segunda semana de abril o serviço esteja finalizado, diz Ailton.
Isenção
De acordo com Segalla, três mil contribuintes estão isentos do pagamento do IPTU. Os que não foram incluídos nesta listagem devem procurar a Secretaria de Finanças, na prefeitura, de 15 de maio a 29 de setembro para fazer o pedido de isenção. Lembrando que são para famílias com renda bruta de até dois salários mínimos e para quem possui apenas um imóvel e reside nesse local, que não deve ser superior a 80 metros quadrados, explica o secretário Renato Segalla.