Cotidiano

Marcelo Odebrecht desiste de Léo Pinheiro como testemunha de defesa

SÃO PAULO ? Advogados de Marcelo Odebrecht desistiram de convocar como testemunha o empreiteiro Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Pinheiro seria ouvido pelo juiz Sérgio Moro nesta sexta-feira na ação em que Marcelo é réu por corrupção e lavagem de dinheiro junto com o ex-ministro Antonio Palocci e outras 13 pessoas.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Marcelo fez pagamentos de propina a Palocci, que repassou parte dos valores ao caixa do PT. Em troca, a Lava-Jato afirma que o ex-ministro usou seu cargo para favorer a empreiteira em decisões de governo. Palocci nega as acusações. Marcelo Odebrecht firmou acordo de delação premiada junto à força-tarefa.

Em petição a Moro, na tarde desta quinta-feira, a defesa de Marcelo justifica que Pinheiro não teria nada acrescentar além dos depoimentos já tomados dos ex-diretores da Odebrecht Márcio Faria e Fernando Barbosa.

Pinheiro tenta há alguns meses firmar um acordo de colaboração premiada com o MPF. As trativas, no entanto, não prosperaram. O empreiteiro seria ouvido como testemunha de defesa de Odebrecht.

A Lava-Jato acredita que a colaboração de Pinheiro poderia ajudar a elucidar as investigações sobre o sítio em Atibaia e o tríplex do Guarujá, cuja propriedade é atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, Lula nega as acusações.