WASHINTON ? Entrou em vigor este sábado a proibição de transportar computadores em aviões, imposta pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido para alguns voos de países árabes e a Turquia, para o desgosto dos viajantes.
links eua árabes? Eu entendo os aspectos de segurança ? disse à AFP Debbi Corfield, uma britânica que estava no aeroporto de Doha, no Qatar, um dos países afetados pelo veto dos Estados Unidos. ? Mas o problema virá quando eu precisar trabalhar a bordo, já que o meu tempo de trabalho se reduzirá.
Ela é consultora de uma empresa norte-americana no setor da saúde e que viaja pelo menos três vezes por ano para os EUA a trabalho. Segundo Debbi, a empresa e muitos de seus colegas serão, sem dúvida, afetados por esta medida.
No aeroporto de Dubai, um dos mais movimentados do mundo, a equipe da empresa Emirates Airlines explicava a proibição aos passageiros e mostrava a eles uma lista de “atividades de lazer”, fornecida após o check-in.
O veto entra em vigor em um fim de semana agitado, no qual são esperados 1,1 milhões de passageiros entre sexta-feira e domingo.
No aeroporto de Doha, que abriga o maior número de passageiros internacionais no mundo, alguns pais franziram o cenho para a proibição.
? Tenho dois filhos e eles estão sempre com um iPad na mão ? suspirou Samuel Porter, que viajava em família.
OITO NAÇÕES AFETADAS
As autoridades norte-americanas proibiram o transporte de computadores e tablets nos voos de aeronaves de nove companhias aéreas de dez aeroportos internacionais em países árabes e na Turquia, alegando risco de atentados.
Os oito países cujas empresas e os aeroportos são afetados são aliados ou parceiros dos EUA: Turquia, Jordânia, Egito, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Marrocos.
Os Estados Unidos não especificaram a duração desta medida, mas a companhia aérea Emirates Airlines, com sede em Dubai, afirmou à AFP que tinha sido obrigada a manter a proibição até 14 de outubro.
O veto também afeta os aparelhos vendidos em lojas duty-free, disse à rádio DubayEye o presidente do aeroporto de Dubai, Paul Griffith.