CAIRO ? O Egito decidiu retomar as importações de carne brasileira, informou o ministério da Agricultura daquele país neste sábado, dois dias após anunciar a suspensão até que fosse provado que o produto seria próprio para consumo. O ministro afirmou em nota que receberá cargas de frigoríficos brasileiros autorizados, mas acrescentou que as remessas estariam sujeitas a inspeções tanto na saída do Brasil, como na chegada ao Egito.
Neste sábado, a China informou que retomaria nesta segunda-feira os procedimentos de importação de carnes brasileiras. A decisão ainda não havia sido anunciada oficialmente, mas já foi tomada e informada por mensagem às aduanas, segundo informações obtidas pelo GLOBO com exclusividade junto a fontes de mercado. Horas depois, o Ministério da Agricultura do Brasil confirmou a reabertura do mercado chinês à carne brasileira.
O Brasil vem investigado como produtores de carne pagavam propina a fiscais para negligenciar práticas como o procesamento de carne podre, a aprovação de lotes para exportação com indícios de Salmonella e a não realizasse inspeções de determinadas fábricas. As empresas envolvidas negam qualquer irregularidade e as autoridades alegam que nenhum caso de morte ou doença foi associado aos produtos contaminados.