POLÍTICA

Informe da Redação

Paranhos no TRF4

O processo que tramita no TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) envolvendo o ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, deverá ser julgado na próxima semana. A sessão virtual tem início previsto para o dia 12/02/2025 às 00h00 e segue até o dia 19/02/2025 às 16h. Paranhos responde o processo por improbidade administrativa, da época que era presidente do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná).

Barros em Brasília

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros (PP) vai deixar o cargo nas próximas semanas para reassumir a sua cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. Barros reuniu-se com o governador Ratinho Junior (PSD) para comunicar a decisão. No entanto, o PP deverá indicar o substituto de Barros na equipe do governador Ratinho Junior. Comenta-se que um dos nomes para a Secretaria é o do atual suplente de Barros, Marco Brasil.

Mabel na base

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) retornou à base do governo Ratinho Júnior na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A deputada explicou que, no primeiro ano de mandato, fez parte da base do governo estadual, mas por questões políticas optou por se tornar independente. Mesmo nessa posição, destacou, sempre apoiou os projetos que considerava benéficos para o Paraná. No final do ano passado, recebeu um convite para retornar à base do governo e que decidiu aceitar.

Concurso Paraná

O Governo do Paraná publicou o edital que regulamenta a realização do concurso público para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná. Ao todo, são 50 vagas para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. O vencimento inicial é de R$ 16.953,96 e as inscrições começam no próximo dia 17 de fevereiro.

Fora da pesquisa

O Instituto Genial/Quaest divulgou na segunda-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário eleitoral federal para 2026. Nos cenários, apareciam os nomes de Lula, Tarcísio Gomes de Freitas, Pablo Marçal, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e até o cantor Gustavo Lima. No entanto, o que chamou a atenção foi a ausência do nome do governador do Paraná, Ratinho Junior no estudo.

Esquecimento?

Segundo apurou a coluna, a interlocutores mais próximos, Ratinho disse acreditar que o instituto tenha “esquecido” de mencionar o nome dele, uma vez que o governador do Paraná vinha pontuando mais do que diversos dos nomes citados em pesquisas de outros institutos que lembraram de Ratinho Junior.

TSE nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, disse que a Justiça Eleitoral já começou os preparativos para as eleições presidenciais de 2026. As eleições presidenciais de 2026 serão presididas pelo ministro Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE e ministro do STF. O mandato de Cármen Lúcia terminará em agosto do ano que vem. Kassio foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Liberação de emendas

O ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal, decidiu liberar o pagamento de emendas parlamentares a nove entidades, todas ligadas às áreas de saúde, pesquisa e educação. Na segunda, Dino havia suspendido os repasses a duas entidades. No entanto, em nova decisão ontem, o ministro ressaltou que as duas permanecem com os recursos bloqueados, mas que outras nove organizações não têm impedimento para receber o dinheiro.