RIO ? A Suzuki volta a atacar no segmento das motos de média cilindrada. Acaba de lançar ? como de hábito, sem contar a ninguém ? a SV 650, uma evolução da ótima Gladius 650.
O visual não tenta reinventar a roda: é limpo e despojado, com farol redondo, traseira alta, parte do quadro e todo o motor à mostra e escape lateral com ponteira graúda.
Suas maiores ousadia são tímidas: as laterais do quadro em treliça e a lanterna divida em duas partes por uma capa.
Duas novidades interessantes são o completíssimo painel de LCD igual ao da GSX-S1000 e o sistema de partida, que limita o trabalho ?digital? do piloto: agora, não é preciso ficar com o botão do start apertado até o motor pegar ? basta um leve toque que a ECM reconhece o sinal e faz o arranque trabalhar pelo tempo necesário.
O motor V2 de 645cm³ é o mesmo da antecessora ? e também o da V-Strom 650 ?, mas com mais 60 modificações internas. Com elas, a potência passou de 69cv (a 8.800rpm) para 76cv (a 8.500rpm), enquanto o torque subiu de 6,1kgfm (a 6.400rpm) para 6,5kgfm (a 8.100rpm).
O preço de tabela é de R$ 32.473 mas, na prática, leva-se a SV 650 por R$ 30 mil. É menos do que os R$ 31 mil da Kawasaki ER6n ABS, os R$ 33.900 da Honda CB 650F e os R$ 34.663 da Yamaha XJ6N.