Em 15 temporadas no futebol profissional, Messi, além dos gols decisivos, se destaca pela personalidade tranquila em campo. Por isso, a punição dada pela Fifa a ele destoa da carreira do atacante de 29 anos. A suspensão de quatro jogos da seleção é a maior sofrida pelo jogador, que, em 41 partidas disputadas em eliminatórias da Copa do Mundo, havia recebido apenas um cartão amarelo. Foi no confronto com o Uruguai, vencido pela Argentina, em casa, em novembro de 2008.
No jogo contra o Chile, inclusive, ele não foi advertido com o cartão amarelo. O caso foi julgado com base nas imagens da TV, nas quais Messi aparece xingando um dos membros da arbitragem.
A conduta em campo do atacante é refletida nos números. Em jogos oficiais, ele nunca foi expulso. O único cartão vermelho dado ao argentino foi em um amistoso da seleção com a Hungria, em 2005, em sua estreia na equipe principal. Ele permaneceu menos de um minuto no jogo.
Ao todo, contabilizando amistosos, Jogos Olímpicos e mundiais da base, Messi recebeu 64 amarelos em 15 temporadas, média de 4,2 amarelos por ano. Pelo total de jogos disputados, 715, quer dizer que o argentino só fará algo merecedor de advertência do árbitro uma vez a cada 11 jogos.
Pelo baixo número de advertências, Messi raramente desfalca o Barcelona e seleção argentina. A última vez que o atacante foi suspenso automaticamente no Espanhol ? a punição é dada após o quinto cartão amarelo ? ocorreu na temporada 2011/2012.