PARANÁ

Polícia Civil reforça efetivo com a posse de 103 novos policiais

Foto: Gabriela Twardowski/PCPR
Foto: Gabriela Twardowski/PCPR

Paraná - A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta sexta-feira (10) a solenidade de posse de 103 novos servidores contratados para compor o efetivo da instituição. São mais 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas aprovados no concurso público. O certame ocorreu em 2021 e a convocação no final de 2024. O evento de posse aconteceu no auditório do Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar, em Curitiba.

Os novos policiais civis vão reforçar a segurança pública do Estado e dar mais agilidade e eficiência aos serviços prestados pela PCPR à população. Entre as atividades desempenhadas pelos novos policiais estão a investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, execução de operações policiais, condução de inquéritos e realização de perícias papiloscópicas em objetos e cenas de crimes. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas à sociedade.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, afirmou que a chegada dos novos servidores é um momento importante para a instituição. Ele também falou sobre os desafios que aguardam os novos profissionais. 

“Hoje, a Polícia Civil do Paraná conta com uma equipe que não enxerga barreiras insuperáveis. Para nós, tudo é questão de tempo, dedicação e boa vontade. É gratificante ver que, com os investimentos do Governo do Estado, estamos reforçando nosso efetivo. Desejo muito sucesso nessa carreira que abraçam, dedicando-se à proteção e ao bem-estar da sociedade”, disse Rockembach.

FORMAÇÃO 

Na próxima semana os policiais iniciarão o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC). Assim, durante os meses de aperfeiçoamento, eles cursarão matérias de conhecimento técnico-operacional, passando por treinamentos práticos e teóricos.

Ademais, o quadro de ensino da PCPR está dividido em seis áreas temáticas abrangendo de técnica de investigação até formação humanista e cultura geral. A grade de ensino visa trazer melhorias na formação dos profissionais e auxiliar no plano de carreira.

Portanto, com a conclusão do curso de formação, os novos delegados trabalharão em comarcas do Interior do Estado. Os agentes de polícia judiciária serão distribuídos entre as unidades policiais de Curitiba e região metropolitana e do Interior. Por fim, os papiloscopistas trabalharão no Interior e na Região Metropolitana de Curitiba.