POLÍTICA

Informe da Redação

“8 de janeiro esvaziado”

A convocação para o “ato em defesa da democracia”, nesta quarta-feira, 8 de janeiro, deve contar apenas com os “convocados” do governo e militantes da esquerda, sem força ou apelo popular. Os atuais presidentes da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), bem como os candidatos mais fortes para as sucessões, deputado Hugo Mota (Republicanos) e senador Davi Alcolumbre (União Brasil), também não têm previsão de prestigiar as “festa da esquerda”. A partir das 9h30, na Praça dos Três Poderes, o ato de Lula quer marcar os 2 anos da invasão e depredação do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto. Comandantes das Forças Armadas, porém, convocados por Lula participarão do ato.

Pimenta fora

Como já anunciado, Paulo Pimenta não faz mais parte do primeiro escalão do Governo Lula 3. Ele se despede do comando da Secom hoje no ato oficial (da esquerda) sobre o 8 de janeiro. Sem expressão no governo e com ações de pouco impacto positivo na imagem de Lula (em queda em todas as pesquisas), Pimenta passa o bastão para o marqueteiro Sidônio Palmeira que terá “carta branca” para ajustar a comunicação do governo petista.

Leilão anulado

O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu ontem (7) o leilão da ponte internacional São Borja – Santo Tomé, que liga Brasil a Argentina, por indícios de irregularidade. O ministro Walton Alencar Rodrigues concedeu a decisão cautelar após pedido da Ponta Negra Soluções Logísticas e Transportes, uma das interessadas no certame. Foram apontadas três pontos na argumentação para a suspensão: critérios de qualificação técnica insuficientes; divergências nos dados de tráfego; falta de reabertura do prazo para propostas.

Golpe I

Os contribuintes devem ficar atentos às ameaças de golpes que surgem no período de pagamento do IPVA. Falsos boletos, promessas de descontos e até páginas que se passam por sites oficiais são armadilhas bastante comuns nesta época do ano. Por isso, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual alertam para que os proprietários de veículos redobrem os cuidados para não caírem em fraudes.

Golpe II

O principal golpe diz respeito a supostos comunicados enviados pelo Estado. Como destaca o gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, as guias de pagamento do imposto não são mais enviadas pelos Correios desde 2020 e, por isso, toda correspondência do tipo deve ser ignorada pelo cidadão. “Além disso, a Receita Estadual não faz a cobrança por email, mensagens de SMS e WhatsApp”, alerta. “Toda a emissão deve ser feita pelos canais oficiais da Receita”.

CNM descomplica emendas

A decisão monocrática do ministro do STF, Flávio Dino, acerca das emendas parlamentares gerou diversas dúvidas para as prefeituras brasileiras. Para esclarecer esses questionamentos, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) elaborou um documento com perguntas e respostas com os principais pontos apresentados pelos gestores municipais nos últimos dias. Agora, com o início do novo mandato dos atuais prefeitos, a CNM reuniu as áreas de Saúde, Contabilidade e Obras, Transferências e Parcerias para esclarecer alguns pontos. As informações constantes do documento são baseadas na legislação mais atual até o dia 2 de janeiro e estão disponíveis no portal da entidade.